Viúva de Alexei Navalny é alvo de mandado de prisão na Rússia por suposto extremismo

Yulia Navalnaya acusa Putin de ter assassinado seu marido em uma prisão no início deste ano

Equipe InfoMoney

Yulia Navalnaya, viúva do líder da oposição russa Alexei Navalny,  no dia do anúncio de sua morte - 16/02/2024 (Reuters/Kai Pfaffenbach)
Yulia Navalnaya, viúva do líder da oposição russa Alexei Navalny, no dia do anúncio de sua morte - 16/02/2024 (Reuters/Kai Pfaffenbach)

Publicidade

Um tribunal russo emitiu um mandado de prisão para Yulia Navalnaya, viúva do líder da oposição Alexei Navalny. As acusações contra Navalnaya, que vive fora da Rússia, estão relacionadas à sua suposta “participação em uma sociedade extremista”, informou a agência de notícias russa Tass.

O principal líder da oposição na Rússia na última década morreu em fevereiro deste ano, em uma prisão no Circulo Polar Ártico, em virtude de causas naturais, segundo as autoridades russas. Navalny cumpria pena de prisão de 19 anos por acusações de extremismo. Yulia Navalnaya acusa o presidente russo Vladimir Putin de tê-lo assassinado na cadeia.

Em resposta ao mandado de prisão, Yulia Navalnaya postou no X: “Quando você escrever sobre isso, por favor, não se esqueça de escrever a coisa principal: Vladimir Putin é um assassino e um criminoso de guerra. O lugar dele é na prisão, e não em algum lugar em Haia, em uma cela confortável com uma TV, mas na Rússia — na mesma colônia e na mesma cela de dois por três metros em que ele matou Alexei.”

Continua depois da publicidade

O tribunal de Moscou decidiu que Yulia Navalnaya deveria ficar em prisão preventiva e foi declarada foragida. Com a decisão, ela seria presa se pisar na Rússia. Temendo voltar ao território russo, Yulia Navalnaya não pôde comparecer ao funeral de Alexei Navalny em março.