Vitória russa sobre Ucrânia impactaria credibilidade da Otan, diz secretário-geral

A ansiedade na Europa aumenta com promessas do presidente dos EUA, Donald Trump, de tentar encerrar o conflito em negociações com o líder russo, Vladimir Putin

Camille Bocanegra

Bandeiras em frente da sede da Otan em Bruxelas, na Bélgica (Foto: Johanna Geron/Reuters)
Bandeiras em frente da sede da Otan em Bruxelas, na Bélgica (Foto: Johanna Geron/Reuters)

Publicidade

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, alertou que uma vitória russa sobre a Ucrânia acabaria com a força dissuasiva da maior aliança militar do mundo, e que sua credibilidade poderia custar trilhões para ser restaurada.

“Se a Ucrânia perder, para restaurar a dissuasão do resto da Otan novamente, será um preço muito, muito mais alto do que o que estamos contemplando neste momento em termos de aumentar nossos gastos e aumentar nossa produção industrial”, disse Rutte em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial. O secretário acrescentou que é preciso “mudar a trajetória” do conflito, e afirmou que o Ocidente não pode permitir que um país invada outro para “colonizá-lo”.

A ansiedade na Europa aumenta com promessas do presidente dos EUA, Donald Trump, de tentar encerrar o conflito em negociações com o líder russo, Vladimir Putin. Rutte, no entanto, demonstra certa cautela com a tentativa de resolver a situação às pressas.

“Se fizermos um mau acordo, isso significaria apenas que veremos o presidente da Rússia cumprimentando os líderes da Coreia do Norte, Irã e China e não podemos aceitar isso”, disse. “Isso seria geopoliticamente um grande, grande erro”. Fonte: Associated Press.