Publicidade
Ursula von der Leyen foi reeleita nesta quinta-feira (18) para mais um mandato de cinco anos como presidente da Comissão Europeia. Ela obteve 401 votos de deputados do Parlamento Europeu, sendo que 284 representantes dos países votaram contra e 15 se abstiveram.
A política alemã precisava de 361 votos favoráveis para se manter à frente da Comissão, mas conseguiu um apoio até maior que o da eleição de 2019, quando recebeu 383 votos a favor.
Antes da votação, von der Leyen, prometeu em discurso criar uma “União Europeia de Defesa” e manter o curso da transição ecológica da Europa, ao mesmo tempo em que amorteceria o ônus sobre a indústria.
Segundo a Reuters, ela apresentou um programa focado na prosperidade e na segurança. “Os próximos cinco anos definirão o lugar da Europa no mundo nas próximas cinco décadas. Eles decidirão se moldaremos nosso próprio futuro ou se deixaremos que ele seja moldado por eventos ou por outros”, afirmou.
Ela também se comprometeu a apoiar a Ucrânia pelo tempo que for necessário em sua luta contra a invasão da Rússia, e disse que a liberdade da Europa estava em jogo.
Continua depois da publicidade
(Com Reuters)