Ucrânia atingiu mais de 30 refinarias e tanques de petróleo russos, diz Zelensky

O país intensificou os ataques à infraestrutura petrolífera russa este ano, buscando interromper o fornecimento de petróleo para o exército russo e reduzir as receitas de Moscou

Reuters

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. 18/06/2024
Presidential Press Service/Handout via REUTERS
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. 18/06/2024 Presidential Press Service/Handout via REUTERS

Publicidade

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira (24) que a Ucrânia atingiu mais de 30 instalações russas de processamento e armazenamento de petróleo.

Os militares ucranianos intensificaram os ataques à infraestrutura petrolífera russa este ano, buscando interromper o fornecimento de petróleo para o exército russo e reduzir as receitas de Moscou para financiar sua guerra contra a Ucrânia.

“Mais de 30 refinarias de petróleo, terminais e depósitos de petróleo do Estado terrorista foram atingidos”, disse Zelensky aos oficiais do Centro de Operações Especiais “A”, do Serviço de Segurança do Estado (SBU), envolvidos nos ataques.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Ele não forneceu nenhum detalhe adicional nem deu um período dos ataques. Um vídeo de seu discurso foi compartilhado em sua conta no X.

A Ucrânia tem usado seus drones de longo alcance, desenvolvidos tanto pela inteligência militar quanto pelo SBU, para os ataques.

“Para os drones da SBU, uma distância de 1.500 km não é mais um problema”, disse Zelensky, aparentemente referindo-se a um ataque em 9 de maio, quando uma grande usina de processamento de petróleo na região de Bashkiria foi atingida.

Continua depois da publicidade

No ataque mais recente, em 21 de junho, os drones atingiram quatro refinarias, incluindo a refinaria Ilsky, uma das principais produtoras de combustível no sul da Rússia.