Trump zomba de democratas e compara Pelosi a cachorro em 1º comício após atentado

Candidato republicano à presidência dos EUA também elogiou o mandatário chinês, Xi Jiping: "É um cara legal"

Reuters

Publicidade

Donald Trump realizou seu primeiro comício de campanha no sábado (20) desde que escapou por pouco de uma tentativa de assassinato há uma semana, zombando dos democratas e comparando a ex-presidente democrata da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi a um “cachorro”.

Depois de fazer um breve apelo à unidade nacional no início da semana, Trump voltou às suas táticas habituais de campanha, usando linguagem insultante e, às vezes, ofensiva para atacar seus oponentes e repetindo uma série de afirmações falsas sobre imigração, economia e fraude eleitoral, elementos principais de seu discurso no sábado.

Trump zombou por várias vezes do presidente democrata Joe Biden, considerando-o fraco. Ele ridicularizou os democratas seniores, incluindo Pelosi, por tentar persuadir Biden a encerrar sua candidatura à reeleição.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Houve uma forte presença policial no comício de Trump em Grand Rapids no sábado, com policiais em todas as esquinas por vários quarteirões.

Os agentes do Serviço Secreto dos EUA estavam posicionados nos balcões superiores da Van Andel Arena, o que lhes dava uma visão panorâmica da multidão no local.

Recém-saído de sua convenção de nomeação em Milwaukee, onde sua tomada do Partido Republicano foi consolidada, Trump apareceu em Grand Rapids com seu novo candidato a vice-presidente, o senador J.D. Vance, de Ohio. Eles subiram ao palco em seu primeiro evento de campanha juntos com o apoio unificado do Partido Republicano.

Continua depois da publicidade

Em contrapartida, não é mais certo que Biden será o candidato do Partido Democrata que enfrentará Trump na eleição de 5 de novembro.

Biden tem enfrentado apelos de alguns democratas seniores para encerrar sua candidatura à reeleição depois que seu fraco desempenho no debate no mês passado levantou preocupações sobre se ele poderia vencer Trump ou completar outro mandato de quatro anos.

Trump atacou os democratas, dizendo que eles querem expulsar Biden da chapa depois que ele venceu a disputa pela indicação presidencial.

Continua depois da publicidade

“Eles têm alguns problemas. No. 1, eles não têm ideia de quem é o candidato deles”, disse Trump sob risos e vaias. “Esse cara vai e consegue os votos e agora eles querem tirá-los.”

Referindo-se a Pelosi, Trump disse: “Ela se voltou contra ele como um cachorro”.

O gabinete de Pelosi não retornou imediatamente um pedido de comentário.

Continua depois da publicidade

Steven Cheung, porta-voz da campanha de Trump, quando solicitado a comentar a fala de Trump sobre o “cachorro”, escreveu: “Hahahahahahaha”

Trump se referiu à tentativa de assassinato várias vezes no sábado. “Espero não ter que passar por isso novamente. Foi tão horrível”, disse Trump.

As pesquisas de opinião mostram uma disputa acirrada entre Trump e Biden em nível nacional, mas Biden está atrás nos Estados que provavelmente determinarão o vencedor.

Continua depois da publicidade

No mesmo comício, em Michigan, Trump elogiou o o presidente da China, Xi Jiping, disse que ele lhe escreveu após o atentado na semana passada, e afirmou que o mandatário chinês “é um cara legal”.

“Eu me dava muito bem com o presidente Xi [Jinping], que é um cara legal. Ele me escreveu um lindo bilhete outro dia quando soube do que aconteceu. A maioria dos líderes fez o mesmo, mesmo aqueles que não gostavam do que eu estava fazendo. Mas eles sabiam que era necessário, a brincadeira estava pronta, certo? Mas eles me escreveram, quase todos me escreveram bilhetes. Foi agradável. Não, tenho um bom relacionamento com todos eles. Isso é uma coisa boa”, declarou Trump diante de apoiadores.