Trump reforça crítica à imigração; diz que guerra na Ucrânia nem deveria ter começado

Em entrevista exibida pela Fox News, o presidente americano disse ainda que Biden foi “muito mal aconselhado” em questões relacionadas à política externa

Lara Rizério

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou as críticas aos imigrantes e ao legado recebido do governo Joe Biden em entrevista exibida pela Fox News na noite da quarta-feira, 22. Trump disse que pessoas do mundo todo “foram despejadas nos Estados Unidos” com a “permissão” do ex-presidente, o que teria elevado a criminalidade no país. “Você não pode justificar isso”, afirmou Trump.

O presidente americano disse ainda que Biden foi “muito mal aconselhado” em questões relacionadas à política externa, especialmente nos conflitos entre Israel e o Hamas e entre a Ucrânia e a Rússia. “Joe Biden tem conselheiros muito ruins”, afirmou. A guerra no leste europeu, segundo Trump, “nunca deveria ter começado”.

Trump também defendeu o decreto que assinou na segunda-feira, 20 logo após tomar posse, que perdoou mais de 1,5 mil pessoas envolvidas no ataque ao Capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021. O presidente disse que muitos envolvidos no episódio estavam sendo tratados como “os piores criminosos da história”, mas na verdade “estavam protestando porque sabiam que a eleição [de 2020] foi manipulada”.

O republicano também não poupou críticas sobre o combate aos incêndios na Califórnia, que é um Estado historicamente democrata. “É como se uma arma nuclear tivesse explodido em Los Angeles”, disse Trump.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.