Trump escolhe Matt Gaetz, um de seus apoiadores mais fiéis, como procurador-geral

Congressista, conservador fervoroso, terá a missão de reformular a aplicação da lei nos EUA e implementar sua agenda sobre imigração, crime e questões sociais polêmicas

Bloomberg

Matt Gaetz (Stefani Reynolds/Bloomberg)
Matt Gaetz (Stefani Reynolds/Bloomberg)

Publicidade

O presidente eleito Donald Trump anunciou que está nomeando Matt Gaetz para ser procurador-geral, escolhendo um congressista conservador fervoroso para reformular a aplicação da lei nos EUA e implementar sua agenda sobre imigração, crime e questões sociais polêmicas.

Trump sinalizou que irá pressionar por uma transformação radical do Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês), que conta com mais de 115 mil funcionários. O departamento está no ápice da máquina que Trump precisará para cumprir sua agenda, desde a aplicação de leis federais até a discussão de questões controversas. Ele também desempenha um papel fundamental na distribuição de bilhões de dólares em financiamento para a aplicação da imigração, segurança nas fronteiras e policiamento.

“Matt irá erradicar a corrupção sistêmica no DOJ e devolver ao Departamento sua verdadeira missão de combater o crime e defender nossa democracia e Constituição”, disse Trump em um post no Truth Social. “Devemos ter honestidade, integridade e transparência no DOJ. Sob a liderança de Matt, todos os americanos terão orgulho do Departamento de Justiça novamente.”

Continua depois da publicidade

Gaetz, 42 anos, orquestrou no ano passado a destituição do então presidente da Câmara, Kevin McCarthy, após ele fazer um acordo com os democratas para evitar uma paralisação do governo. O congressista da Flórida tem sido um aliado constante de Trump desde que ele deixou a Casa Branca.

© 2024 Bloomberg L.P.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS