Trump e Xi falam sobre comércio, TikTok e fentanil em primeira conversa desde 2021

A ligação aconteceu poucos dias antes da cerimônia de posse do novo presidente dos EUA

Equipe InfoMoney

Donald Trump cumprimenta presidente da China, Xi Jinping, durante reunião do G20 em Osaka, no Japão, em 2019
29/06/2019 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
Donald Trump cumprimenta presidente da China, Xi Jinping, durante reunião do G20 em Osaka, no Japão, em 2019 29/06/2019 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)

Publicidade

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, fez sua primeira conversa telefônica com o presidente da China, Xi Jinping, desde que deixou a Casa Branca em 2021.

Segundo Trump, eles falaram sobre TikTok, fentanil e comércio, entre outros assuntos, escreveu o americano em sua plataforma Truth Social.

“A ligação foi muito boa para a China e os EUA”, escreveu Trump. “Minha expectativa é que resolveremos muitos problemas juntos, começando imediatamente”, afirmou o presidente eleito. “Discutimos o equilíbrio comercial, fentanil, TikTok e muitos outros assuntos. O presidente Xi e eu faremos tudo o que for possível para tornar o mundo mais pacífico e seguro!”

A ligação aconteceu poucos dias antes da cerimônia de posse do novo presidente dos EUA, marcada para ocorrer em Washington, onde um alto funcionário chinês, o vice-presidente Han Zheng, estará presente.

A equipe de segurança nacional de Trump já havia estabelecido contato com autoridades em Pequim, mas a ligação marca a volta do diálogo direto entre os líderes das duas maiores economias do mundo.

A conversa entre Trump e Xi é relevante, considerando o histórico de tensões entre os Estados Unidos e a China, especialmente em questões comerciais e de segurança. A última interação direta entre eles ocorreu há quatro anos.

Continua depois da publicidade

A expectativa de analistas é que a conversa abra caminho para discussões mais profundas sobre comércio, tecnologia e segurança, áreas que têm sido fontes de atrito entre os dois países.

(Matéria em atualização)