Publicidade
Donald Trump disse nesta quinta-feira, 13, que deseja negociar um controle de armas nucleares com Rússia e China, para que eventualmente os três países possam cortar pela metade seus orçamentos de Defesa.
O presidente dos EUA lamentou as centenas de bilhões de dólares gastos na construção de armas nucleares e disse que espera obter compromissos para cortar gastos. “Não há razão para estarmos construindo armas nucleares novas, já temos tantas”, disse. “Você poderia destruir o mundo 50 vezes, 100 vezes.” “Estamos todos gastando muito dinheiro que poderíamos gastar em outras coisas que são realmente, espero que sejam muito mais produtivas”, disse Trump.
Enquanto EUA e Rússia possuem os dois maiores estoques de armas nucleares desde a Guerra Fria, Trump disse que a China alcançaria sua capacidade de causar devastação “dentro de cinco ou seis anos”.
![](https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/11/2024-11-11T122725Z_1_LYNXMPEKAA0EV_RTROPTP_4_USA-ELECTION-RUSSIA.jpg?quality=70&strip=all)
Trump: autoridades de EUA e Rússia vão se encontrar na sexta; Ucrânia é convidada
“Não estamos esperando ter conversas com os russos em Munique”, afirmou o conselheiro ucraniano, Dmytro Lytvyn
![](https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2025-02-12T235941Z_1_LYNXMPEL1B11E_RTROPTP_4_USA-TRUMP-GABBARD.jpg?quality=70&strip=all)
Trump adverte que países do Brics podem enfrentar tarifas de 100%
O presidente americano afirmou que tarifa poderá ser de 100% no mínimo
O presidente americano ainda disse que procuraria se envolver em negociações nucleares com os dois países assim que “endireitarmos tudo” no Oriente Médio e na Ucrânia.
“Uma das primeiras reuniões que quero ter é com o presidente Xi da China, o presidente Putin da Rússia. E eu quero dizer: ‘vamos cortar nosso orçamento militar pela metade.’ E nós podemos fazer isso. E eu acho que seremos capazes.”
Trump, em seu primeiro mandato, tentou e não conseguiu trazer a China para as negociações de redução de armas nucleares quando os EUA e a Rússia estavam negociando uma extensão de um pacto conhecido como New Start.
Continua depois da publicidade
A Rússia suspendeu sua participação no tratado durante o governo Biden, enquanto os EUA e a Rússia continuaram em programas massivos para estender a vida útil ou substituir seus arsenais nucleares da era da Guerra Fria.
A ideia de negociar um acordo com Rússia e China para cortar pela metade os gastos com defesa contradiz o que Trump vem exigindo de aliados europeus, que deveriam, segundo ele, aumentar os gastos militares de 2% para 5% do PIB – os EUA gastam 3,4% do PIB em defesa.D