Trump diz que jogou fora discurso da convenção e que fará outro, mais unificador

Ex-presidente disse ao jornal Washington Examiner que discurso na quinta-feira seria "brutal" contra Biden, mas que mudou de ideia e vai defender a unificação do país

Equipe InfoMoney

Donald Trump ergue o punho após escapar de atentado durante um comício de campanha na Pensilvânia -13/07/2024 (Foto: Brendan McDermid/Reuters)
Donald Trump ergue o punho após escapar de atentado durante um comício de campanha na Pensilvânia -13/07/2024 (Foto: Brendan McDermid/Reuters)

Publicidade

Após o atentado contra sua vida no sábado, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse ter “jogador fora” o texto original do discurso que fará na quinta-feira (18) no encerramento da Convenção Nacional do Partido Republicano. O tom duro e de ataques contra a administração de Joe Biden deve ser substituído por uma linguagem mais moderada, focada na unificação no país.

Em entrevista exclusiva ao jornal Washington Examiner, Trump reforçou que queria aproveitar o momento histórico e unir o país. Ele admitiu à publicação que o fato vai mudar sua campanha.

Trump explicou que, antes da noite de sábado, havia terminado um discurso que ele mesmo classificou como “brutal”, mas que mudou de ideia.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

“Eu joguei fora. Acho que seria muito ruim se eu me levantasse e começasse a enlouquecer sobre o quão horrível todo mundo é, e como corrupto e torto, mesmo que seja verdade. Se isso não tivesse acontecido, teríamos um discurso muito bem definido, extremamente duro. Agora, temos um discurso mais unificador.”

O jornal informou que a ideia é Trump ressignificar os intensos conflitos em que ele se envolveu durante seus anos na política nacional. “Eu tenho lutado contra um grupo de pessoas que eu considerava pessoas muito ruins por muito tempo, e eles têm lutado comigo, e nós fizemos uma luta muito boa”, disse Trump.

Algumas das pessoas com quem Trump conversa tanto na esfera política como na empresarial sugeriram que ele poderia usar a tentativa de assassinato como ponto de partida para tentar ser um candidato mais unificador.

Continua depois da publicidade

“Eu adoraria alcançar a unidade (…), se isso for possível”, disse Trump. “Tem muita gente boa do outro lado… Mas também há pessoas que estão muito divididas. Algumas pessoas realmente querem fronteiras abertas e algumas pessoas não querem fronteiras abertas. A questão é se esses dois lados podem se unir? Você tem um lado que não entende nem o conceito de permitir que isso aconteça?”

Falando pouco ante de embarcava em seu avião em Bedminster, Nova Jersey, para Milwaukee, onde a convenção acontece de hoje até quinta-feira, Trump repetiu que seu discurso atenderá ao momento que a história exige. “É uma chance de unir o país. Me deram essa chance.”