Publicidade
Os EUA podem impor tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá a partir de 1º de fevereiro, disse Donald Trump, enquanto assinava uma série de ordens executivas poucas horas após sua posse presidencial.
“Estamos pensando em 25% sobre o México e o Canadá porque eles estão permitindo que um grande número de pessoas — o Canadá também abusa bastante — um grande número de pessoas entre, e o fentanil entre também”, disse Trump no Salão Oval na noite desta segunda-feira.
“Acho que vamos fazer isso no dia 1º de fevereiro”, afirmou ele aos jornalistas.
Trump não estabeleceu uma data para possíveis tarifas sobre importações chinesas, dizendo que isso seria discutido posteriormente.
Os futuros dos índices de ações dos EUA caíram após a ameaça de Trump, com os futuros do S&P 500 oscilando de um ganho de cerca de 0,5% para uma queda de 0,5%.
O dólar, que havia sido pressionado anteriormente por indícios de que Trump não lançaria tarifas imediatamente contra os principais parceiros comerciais, reduziu bastante suas perdas.
Continua depois da publicidade
O peso mexicano e o dólar canadense estavam 1,2% e 1,1% mais fracos, respectivamente, em relação ao dólar no início do pregão na Ásia, desfazendo os fortes ganhos do dia anterior.