Trump diz que corte de juros pelo Fed maior que o esperado foi ‘movimento político’

Para o ex-presidente, um corte era necessário, porque a economia está indo mal, mas o tamanho da redução pelo Fed foi exagerado, numa jogada política dos democratas

Equipe InfoMoney

O candidato Donald Trump, durante campanha no Arizona (Foto: Go Nakamura/Reuters)
O candidato Donald Trump, durante campanha no Arizona (Foto: Go Nakamura/Reuters)

Publicidade

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que o corte de 0,50 ponto percentual na taxa de juros definido nesta semana pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) era necessário, mas também que o número mais alto que o esperado foi “movimento político” da autoridade monetária para manter os democratas na Casa Branca.

Numa entrevista ao canal digital de TV de linha conservadora Newsmax, Trump reconheceu que o país está indo mal, “então você precisa do corte”, mas ele disse que, num outro sentido, a decisão deve ser entendida como uma ação política.

“A maioria das pessoas pensou que seria metade desse número, o que provavelmente teria sido a coisa certa a fazer”, disse Trump sobre o corte de meio ponto. “Portanto, é uma jogada política tentar manter alguém no cargo, mas não vai funcionar, porque a inflação tem sido muito ruim.

Continua depois da publicidade

Sobre a taxa de desemprego, o ex-presidente destacou que ela está subindo depois de atingir uma baixa de 3,4% em janeiro de 2023. “E agora o que você está vendo são números maiores de desemprego. Porque o que está acontecendo é que os imigrantes que chegam estão tirando os empregos da população negra e hispânica, e vamos parar com isso muito rápido”, disse Trump.

Ele também comentou sobre a confirmação pelo FBI e outras agências federais nesta semana de que hackers do Irã teriam roubado informações de sua campanha.

“Eles hackearam minha campanha, espionaram minha campanha e deram as informações a Kamala [Harris]”, disse. “Então, quando é a reunião do Grande Júri? Eu gostaria de saber”, ironizou Trump ao lembrar que como ele foi tratado pela denúncias de interferência russa em eleições passada.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS