Publicidade
O presidente reeleito Donald Trump planeja escolher o senador Marco Rubio para assumir o cargo de Secretário de Estado em seu novo mandato, segundo fontes ouvidas pelo The New York Times. Três pessoas familiarizadas com a decisão afirmaram ao jornal que Rubio, senador pela Flórida desde 2010 e figura influente no movimento Tea Party, será nomeado para liderar a diplomacia dos Estados Unidos.
Rubio e Trump já enfrentaram tensões no passado, especialmente durante a campanha presidencial de 2016, quando trocaram ataques e o então candidato Trump provocou Rubio com o apelido de “Little Marco” (pequeno Marco). No entanto, os dois resolveram suas diferenças após a vitória de Trump naquele ano.
Desde então, Rubio passou a atuar como conselheiro informal de Trump em política externa e foi um dos responsáveis por ajudá-lo na preparação para o debate contra Joe Biden em 2020.
Continua depois da publicidade
Com Rubio assumindo o Departamento de Estado, o governador da Flórida, Ron DeSantis, poderá nomear um substituto temporário para ocupar sua cadeira no Senado até a próxima eleição geral, conforme a legislação estadual.
Após as recentes eleições, os republicanos mantêm uma maioria sólida no Senado, com pelo menos 52 cadeiras, e a substituição temporária deverá fortalecer ainda mais a bancada conservadora.