Publicidade
A equipe do presidente eleito Donald Trump está planejando reduzir os requisitos de eficiência de combustível para novos carros e caminhonetes leves como parte dos planos para desfazer as políticas de Biden, que ele criticou como um “mandato de veículos elétricos”, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.
Os assessores de Trump planejam rever os requisitos de economia de combustível que foram finalizados em junho, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas porque não estavam autorizadas a falar publicamente. Eles também estão mirando normas relacionadas impostas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) que limitam as emissões de dióxido de carbono e compostos formadores de poluição.
O plano mira uma coleção emblemática das políticas do presidente Joe Biden para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e empurrar a indústria automotiva em direção à eletrificação. Embora as políticas não ordenem explicitamente veículos elétricos, críticos argumentam que as regras são tão rigorosas que atuam como um requisito de fato para vender veículos elétricos em grandes quantidades, especialmente nos anos posteriores.
Continua depois da publicidade
Trump prometeu repetidamente durante sua campanha “eliminar” essas políticas de Biden. A equipe de transição de Trump não respondeu a um pedido de comentário.
As regras de eficiência exigem que os fabricantes de automóveis façam seus veículos rodarem com menos combustível, com melhorias anuais em direção a uma média de frota de cerca de 21 quilômetros por litro até o início da década de 2030. A regra relacionada da EPA estabelece limites anuais para poluentes de carros e caminhonetes leves, com um teto para as emissões de dióxido de carbono no ano-modelo de 2032 que é apenas metade do que é permitido em 2027.
Os fabricantes de automóveis investiram bilhões de dólares em novos modelos de veículos elétricos e fábricas para atender aos requisitos — e aproveitar os generosos subsídios para veículos elétricos disponíveis sob a Lei de Redução da Inflação.
Continua depois da publicidade
No entanto, muitos fabricantes de automóveis reduziram seus planos ambiciosos para veículos elétricos em meio a uma desaceleração na demanda e grandes perdas nas vendas de veículos plug-in. Alguns executivos da indústria criticaram as políticas por estarem à frente do apetite do consumidor por veículos elétricos.
Desfazer os requisitos ecoaria o primeiro mandato de Trump, quando suas agências enfraqueceram significativamente os planos traçados pelo presidente Barack Obama para aumentar os novos carros a uma média de frota de mais de 21 quilômetros por litro até 2025. Trump substituiu essas regras por regulamentos que exigiam melhorias nominais na economia de combustível anualmente, terminando em cerca de 16 quilômetros por litro até 2026.
© 2024 Bloomberg L.P.