Trump ataca Kamala sobre imigração em seu primeiro comício desde desistência de Biden

Ex-presidente lembrou que Biden encarregou Kamala de trabalhar com os países da América Central para ajudar a conter a onda de migração; ele afirmou que 20 milhões de estrangeiros ilegais invadiram o país

Reuters

Trump faz comício em Charlotte, na Carolina do Norte - 24/07/2024 (Foto: Marco Bello/Reuters)
Trump faz comício em Charlotte, na Carolina do Norte - 24/07/2024 (Foto: Marco Bello/Reuters)

Publicidade

Washington (Reuters) – O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou nesta quarta-feira sua nova rival democrata, Kamala Harris, como a “força motriz ultraprogressista” que deveria ser responsabilizada pelas políticas de imigração do governo Biden.

“Como czar da fronteira, Kamala abriu nossas fronteiras, o que permitiu que 20 milhões de estrangeiros ilegais invadissem nosso país vindos de todas as partes do mundo”, disse Trump em um comício na Carolina do Norte, seu primeiro desde que o presidente norte-americano, Joe Biden, saiu da disputa no fim de semana.

Biden encarregou Kamala de trabalhar com os países da América Central para ajudar a conter a onda de migração, mas ela não recebeu a responsabilidade pela segurança da fronteira nem foi nomeada “czar da fronteira”.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Uma seleção mensal de títulos corporativos negociados no exterior para você investir em dólar.

Sob os gritos da multidão, o ex-presidente descreveu a vice-presidente Kamala como a política mais progressista já eleita na história dos Estados Unidos.

“Ela destruirá nosso país se for eleita”, disse o ex-presidente no evento, realizado em Charlotte, Carolina do Norte, um dos Estados considerados cruciais na definição da vitória na eleição presidencial de 5 de novembro.

Kamala, a primeira mulher negra e asiático-americana a ocupar o cargo de vice-presidente, se tornaria a primeira mulher a ser eleita presidente se vencer em 5 de novembro. Nos três dias que se passaram desde que Biden desistiu da candidatura, ela sacudiu uma disputa monótona e despertou uma nova energia entre os democratas.

Continua depois da publicidade

O comício de Trump começou duas horas antes de Biden, de 81 anos, discursar para a nação no Salão Oval para explicar por que desistiu da disputa sob pressão crescente dos pares democratas.