Publicidade
Apesar de ter considerado seu desempenho no debate da noite de terça-feira (10) como seu “melhor de todos os tempos”, o ex-presidente Donald Trump se queixou do tratamento recebido dos mediadores, em comparação com o oferecido à vice-presidente Kamala Harris.
“Foi manipulado, como eu presumi que seria. (…) Quando você olhava para o fato de que eles estavam corrigindo tudo e não corrigindo ela [Kamala]. Foi um três contra um. Tudo bem, eu tive chances piores antes, mas nunca tão óbvias”, disse, referindo-se aos moderadores David Muir e Linsey Davis.
Os apresentadores da ABC News verificaram com insistência dados e declarações de Trump no debate, além de pressionarem por respostas diretas em suas perguntas.
Continua depois da publicidade
Em um dos momentos em que os moderadores foram mais incisivos, Trump alegou que alguns estados permitem o aborto no nono mês de gravidez e Davis interveio dizendo: “Não há estado neste país onde seja legal matar um bebê depois que ele nasce”.
Em entrevista à rede Fox News logo após a disputa, Trump insistiu na história: “Você pode olhar para o governador da Virgínia, (…), o governador anterior, não o atual. (…) Ele disse: ‘O bebê vai nascer e vamos decidir o que fazer com o bebê’. Em outras palavras, vamos executar o bebê. E é por isso que fiz isso”, disse Trump.
Novo debate?
O apresentador da Fox, Sean Hannity, perguntou a Trump sobre os relatos de que a campanha de Harris deseja um segundo debate em outubro e se ele estaria aberto a isso. “Ela quer porque perdeu”, respondeu Trump. “Eu não sei. Tenho que pensar sobre isso. Mas se você ganhou o debate, eu meio que acho que talvez eu não devesse fazer isso. Por que razão devo fazer outro debate?”, questionou.
Continua depois da publicidade
Mas ele respondeu que “talvez se fosse em uma rede justa, eu faria isso”.
A Fox News estendeu um convite formal às campanhas de Trump e Harris para um segundo debate no próximo mês.
O candidato presidencial do Partido Republicano também criticou Harris por suas respostas a algumas das perguntas do debate. “Eu sempre digo que me preparei toda a minha vida para esses debates. Você sabe, você não pode entrar como ela, ela entra em uma sala e memoriza as falas mais ou menos”, disse.
Continua depois da publicidade
Trump e Harris receberam reações positivas e negativas às suas respectivas performances no debate, mas o analista-chefe de política da Fox News, Brit Hume, disse que o ex-presidente “teve uma noite ruim”.
Um grupo de eleitores que participaram de um painel da Fox News Digital disse que a vice-presidente Kamala Harris saiu do evento com uma vitória. Questionados sobre quem eles achavam que venceu o debate, 12 eleitores do painel levantaram a mão para Harris, enquanto apenas cinco indicaram acreditar que Trump venceu.
Questionados por que achavam que Harris venceu, muitos eleitores expressaram que Trump não sabia como atacar sua nova oponente na corrida.