Traje do filme “Duna”, que transforma urina em água, pode se tornar realidade na Nasa

Traje, que faz parte do programa Artemis, permitiria que astronautas realizassem longas caminhadas espaciais em futuras expedições

Maria Luiza Dourado

(Reprodução)
(Reprodução)

Publicidade

Inspirada nos “stillsuits” do filme de ficção científica Duna, a Nasa está planejando desenvolver trajes que reciclam a urina do usuário, purificando-a e transformando-a em água potável em apenas cinco minutos, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

O objetivo desses trajes seria permitir que os astronautas realizem caminhadas espaciais prolongadas em futuras expedições lunares. Essa inovação faz parte do programa Artemis da Nasa, que tem como foco aprender a viver e trabalhar por períodos prolongados em outros mundos.

A proposta do traje consiste em uma roupa íntima com um copo coletor de silicone, moldado para se ajustar à genitália do astronauta, com formatos e tamanhos diferentes para homens e mulheres. Esse copo se conecta a uma bomba de vácuo ativada por umidade, que é acionada automaticamente quando o astronauta começa a urinar. A urina coletada é então direcionada para um sistema de filtragem, onde cerca de 87% dela é reciclada. Um sistema de osmose é utilizado para remover a água da urina, e uma bomba separa a água do sal.

Todo o processo de coletar e purificar 500ml de urina leva apenas cinco minutos. Além disso, a água purificada pode ser enriquecida com eletrólitos e devolvida ao astronauta como uma bebida energética.

Diversifique investindo no Brasil e no exterior usando o mesmo App com o Investimento Global XP

Os criadores do traje esperam que ele possa ser implementado antes do final da década, beneficiando os astronautas na missão “Artemis III”, que está programada para 2026 e tem como destino o polo sul da Lua, além das futuras missões tripuladas a Marte, que a Nasa planeja realizar até 2030.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a reciclagem de urina e suor já acontece na Estação Espacial Internacional (ISS). No entanto, os trajes espaciais atuais possuem capacidade de armazenamento de apenas um litro de água, o que é insuficiente para expedições que podem envolver caminhadas de até 24 horas. Além disso, há reclamações sobre a solução atual de gerenciamento de resíduos dos astronautas, que consiste em uma fralda para adultos chamada vestimenta de máxima absorção (MAG), que pode vazar e ser desconfortável e anti-higiênica.

Segundo a Nasa, essa nova tecnologia de reciclagem de urina nos trajes espaciais tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida e a segurança dos astronautas em suas missões espaciais.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.