Publicidade
O clima severo, com a ocorrência de tornados e tempestades com granizo e descargas elétricas causou a morte de pelo menos 18 pessoas em áreas centrais dos Estados Unidos neste domingo, destruindo casas e deixando sem energia por algumas horas centenas de milhares de pessoas. Os aviso de fortes tempestades chegou a adiar por quase quatro horas o início da tradicional corrida automobilística Indy500, que aconteceu ontem.
Segundo as informações oficiais, sete pessoas morreram no norte do Texas, oito no Arkansas, duas em Oklahoma e uma no Kentucky, além do relato de dezenas de pessoas feridas e quase 500 mil sem eletricidade em vários estados no domingo.
A tragédia ocorreu cinco dias depois que tornados mataram cinco pessoas e feriram dezenas em Iowa. E pelo menos oito pessoas morreram quando tempestades atingiram Houston há menos de duas semanas.
Continua depois da publicidade
Segundo o governador do Texas, Greg Abbott, mais de um terço de todos os condados de seu estado estão agora sujeitos a uma declaração de desastre.
Imagens de um dos condados mostraram um posto de gasolina e uma parada de descanso quase completamente destruídos, com metal retorcido espalhado sobre veículos danificados.
Os tornados avistados na região capotaram caminhões, fecharam uma rodovia perto de Dallas e deixaram dezenas de milhares de pessoas sem energia.
Continua depois da publicidade
Raios, trovões e chuva forte, forçaram a evacuação de cerca de 125.000 espectadores que esperavam pelo início das 500 Milhas de Indianápolis, que retornaram horas depois.
Autoridades policiais da cidade de Rogers, no Arkansas, disseram ter resgatado várias pessoas que ficaram presas depois que um tornado derrubou árvores e linhas de energia e danificou linhas de fornecimento de gás.
No Kentucky, o prefeito de Louisville, Craig Greenburg, confirmou nas redes sociais que um homem foi morto pela queda de uma árvore durante uma forte tempestade no domingo.
Continua depois da publicidade
O governador do Kentucky, Andy Beshear, declarou estado de emergência no início da segunda-feira, enquanto os meteorologistas alertavam para um tempo mais severo. “O tempo severo continua a passar pela comunidade com vários relatos de danos causados pelo vento e tornados”, disse Beshear em um post no X.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, o clima severo se deslocou para o Leste e deve trazer fortes tempestades tanto para essa parte dos EUA nos próximos dias como para regiões mais ao sul.
(Com Reuters)