Terremoto de magnitude 6,3 atinge Taiwan; são cerca de 50 tremores esse ano

Houve uma série de tremores paralelos de intensidades variadas em outros pontos, sem relatos de maiores danos ou vítimas; houve cerca de 50 terremotos no país desde janeiro, de acordo com o serviço meteorológico

Roberto de Lira

Publicidade

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu nesta sexta-feira (16) uma região próxima à Hualien, no leste de Taiwan, segundo o serviço de administração meteorológica da ilha. Houve uma série de tremores paralelos de intensidades variadas em outros pontos do país, mas sem relatos de maiores danos ou vítimas. O abalo chegou a ser sentido em algumas área na China.

Taiwan usa uma escala de intensidade de 1 a 7, que mede o grau em que um terremoto é sentido em um local específico.

Segundo os dados oficiais, o tremor mais intenso, ocorreu a uma profundidade de 9,7 quilômetros. Houve cerca de 50 terremotos no país desde janeiro, de acordo com uma contagem do serviço meteorológico CWA.

A Reuters lembra que Taiwan está localizado próximo ao ponto de junção de duas placas tectônicas e é propenso a terremotos.

De acordo com as autoridades de Taiwan, o transporte matinal na capital Taipei foi afetado pelos terremotos. A linha de metrô Songshan-Xindian, por exemplo, foi temporariamente suspensa, enquanto a linha Wenhu continuou a operar, mas com metade da velocidade habitual.

De acordo com o CWA, cerca de 11 choques, variando de magnitudes 3,7 a 4,8, foram detectados perto de Hualien desde o terremoto principal da manhã. Por volta das 9h32, um terremoto de magnitude 3,3 atingiu o condado de Yilan, ao norte de Hualien.

Continua depois da publicidade

Taiwan tem sido abalada por terremotos frequentes nos últimos meses. No início de abril, um terremoto de magnitude 7,3 atingiu Hualien, matando pelo menos 17 pessoas e ferindo mais de 1.000. Semanas depois, tremores secundários de magnitudes de 6,0 e 6,3 atingiram a ilha novamente, causando o colapso de dois prédios vazios.

(Com Reuters)