Terremoto de 4,7 graus atinge Lisboa

Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirmou tremor e monitora possíveis réplicas

Paulo Barros

Publicidade

Um terremoto de magnitude 4,7 na escala de Richter foi sentido na manhã desta segunda-feira (17) em Lisboa e Setúbal, em Portugal, segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC).

O epicentro do tremor foi localizado a 14 km da região de Setúbal, e a 24 km da capital portuguesa.

Inicialmente, o EMSC havia estimado a magnitude do sismo em 4,9 graus, mas o número foi posteriormente ajustado para 4,7, em concordância com os dados do IPMA. Já outras fontes indicaram uma magnitude mais baixa, de 4,2 graus.

Segundo o IPMA, variações nos cálculos são comuns, pois a localização do epicentro e a medição da intensidade de um sismo dependem de fatores físicos e matemáticos complexos, incluindo o conjunto de dados analisados e os modelos de propagação das ondas sísmicas.

Até o momento, não há relatos de danos estruturais ou vítimas relacionados ao tremor. O alerta de tsunami também não foi acionado. No entanto, as autoridades portuguesas continuam monitorando a situação para verificar possíveis réplicas.

Paulo Barros

Jornalista pela Universidade da Amazônia, com especialização em Comunicação Digital pela ECA-USP. Tem trabalhos publicados em veículos brasileiros, como CNN Brasil, e internacionais, como CoinDesk. No InfoMoney, é editor com foco em investimentos e criptomoedas