Tempestade tropical Trami mata 46 nas Filipinas e pode retornar na próxima semana

O centro da tempestade tropical Trami, conhecida localmente como Kristine, atingiu a ilha de Luzon na quinta-feira com ventos de quase 100 quilômetros por hora; choveu o equivalente a dois meses em um dia

Reuters

Guarda Costeira das Filipinas evacua moradores após enchente causada pela tempestade tropical Trami  24/10/2024 (Foto: Divulgação via Reuters)
Guarda Costeira das Filipinas evacua moradores após enchente causada pela tempestade tropical Trami 24/10/2024 (Foto: Divulgação via Reuters)

Publicidade

Manila (Reuters) – O número de mortos nas Filipinas em decorrência da tempestade tropical Trami subiu para 46 nesta sexta-feira, com outras 20 pessoas desaparecidas, enquanto as autoridades advertiam que o padrão climático poderia voltar e atingir o país com fortes chuvas e ventos novamente na próxima semana.

Cerca de 240.000 pessoas estavam abrigadas em centros de retirada, 7.510 passageiros estavam presos em portos e 36 voos foram cancelados na sexta-feira, informou o governo. O presidente ordenou que assistência fosse enviada às áreas mais afetadas.

A agência de defesa civil disse que as mortes e os feridos ocorreram por deslizamentos de terra, inundações e outros incidentes relacionados à tempestade, principalmente na região central de Bicol, que foi inundada por chuvas torrenciais.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Uma seleção mensal de títulos corporativos negociados no exterior para você investir em dólar.

“Faço esta promessa ao nosso povo: a ajuda está a caminho. Ela virá por terra, ar e até mesmo pelo mar”, disse o presidente Ferdinand Marcos Jr. na plataforma de mídia social X.

O centro da tempestade tropical Trami, conhecida localmente como Kristine, atingiu a ilha de Luzon na quinta-feira com ventos de quase 100 quilômetros por hora, e algumas autoridades locais informaram que choveu o equivalente a dois meses em um dia.

A tempestade estava se movendo sobre o Mar do Sul da China na sexta-feira, em direção ao Vietnã, mas a agência meteorológica alertou que o Trami poderia voltar e permanecer próximo à costa na próxima semana devido a dois padrões climáticos próximos.