Tanques de Israel avançam no norte de Gaza e moradores falam de destruição em Jabalia

Exército de Israel disse que suas forças estão tentando impedir que combatentes do grupo militante Hamas realizem mais ataques a partir de Jabalia e querem evitar que eles se reagrupem

Reuters

Publicidade

Cairo (Reuters) – Israel avançou nesta terça-feira (8) com seus tanques ainda mais profundamente dentro do território de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, e aconselhou a população a abandonar a região enquanto bombardeava o histórico campo de refugiados palestinos em ataques aéreos, dizem moradores.

Médicos palestinos disseram que há relatos de vítimas em Jabalia, mas que não conseguiam alcançar as áreas sob ataque. O exército de Israel disse que suas forças estão tentando impedir que combatentes do grupo militante Hamas realizem mais ataques a partir de Jabalia e querem evitar que eles se reagrupem.

“Jabalia está sendo destruída”, a frase foi repetida em muitas mensagens postadas nas redes sociais por residentes de Gaza.

O primeiro aniversário da guerra entre Israel e Hamas foi na segunda-feira. O conflito foi desencadeado pelo ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023.

Autoridades de saúde palestinas não forneceram imediatamente novos números de vítimas, mas disseram que dezenas de pessoas foram mortas na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas. O exército israelense disse que um soldado foi morto em combate no norte de Gaza.

Mais tarde, o exército israelense disse que havia detectado e interceptado dois lançamentos de projéteis cruzando Gaza, pouco depois que o aliado menor do Hamas, a Jihad Islâmica, disse ter disparado foguetes em direção a Sderot, no sul de Israel.