Tailândia busca adesão ao Brics em cúpula de outubro e inicia candidatura à OCDE

Nação do Sudeste Asiático apresentou um pedido formal de adesão em uma reunião ministerial do Brics há uma semana; país também foi convidado pela OCDE e estuda cronograma

Reuters

Vista de Bangcoc, na Tailândia (Foto: Chalinee Thirasupa/Reuters)
Vista de Bangcoc, na Tailândia (Foto: Chalinee Thirasupa/Reuters)

Publicidade

Bangcoc (Reuters) – A Tailândia espera tornar-se membro do grupo Brics na próxima cúpula da organização na Rússia, em outubro, disse uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira (20).

A nação do Sudeste Asiático apresentou um pedido formal de adesão em uma reunião ministerial do Brics há uma semana, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nikorndej Balankura.
“Esperamos receber uma resposta positiva e sermos aceitos como membro do Brics quando a próxima cúpula for realizada na Rússia”, disse ele.

O grupo Brics é originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Continua depois da publicidade

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

No ano passado, o Brics começou a expandir seu número de membros, buscando desafiar uma ordem mundial dominada pelas economias ocidentais, com o convite à adesão de Arábia Saudita, Irã, Etiópia, Egito, Argentina e Emirados Árabes Unidos, e mais de 40 países expressando interesse.

A Tailândia também está tentando ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), depois de ser convidada pelo grupo com sede em Paris para iniciar as discussões de adesão.

Continua depois da publicidade

“Estamos elaborando um roteiro de adesão, condições e cronograma de acordo com os instrumentos da OCDE”, disse Nikorndej, acrescentando que não há um cronograma definido para a adesão ao grupo.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS