Suécia e Finlândia pedem a cidadãos que estejam preparados para uma guerra

Os dois países abandonaram décadas de não-alinhamento militar para se juntarem à OTAN, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Suécia começou a enviar nesta segunda-feira (18) cerca de cinco milhões de panfletos a seus residentes, pedindo que se preparem para a possibilidade de o país se envolver em uma guerra. Enquanto isso, sua vizinha Finlândia lançou um site de preparação da população para um possível conflito.

Os dois países abandonaram décadas de não-alinhamento militar para se juntarem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.

A cartilha “Se a crise ou a guerra chegar”, enviada pela Agência Sueca de Contingências Civis, contém informações sobre como se preparar para emergências, como guerra, desastres naturais ou ataques cibernéticos.

(Divulgação)

Trata-se de uma versão atualizada de um panfleto que a Suécia publicou cinco vezes desde a Segunda Guerra Mundial. A versão anterior havia sido enviada em 2018, marcando a primeira vez que foi enviada aos suecos desde 1961, na Guerra Fria.

O documento de 32 páginas descreve as ameaças que o país enfrenta, como conflitos militares, desastres naturais e ataques cibernéticos e terroristas. Ele inclui dicas como manter alimentos não perecíveis em estoque e armazenar água.

O folheto está disponível em formato impresso em sueco e inglês. Versões digitais estão disponíveis em línguas incluindo árabe, farsi, ucraniano, polonês, somali e finlandês.

Continua depois da publicidade

Também nesta segunda, o governo da Finlândia, que compartilha uma fronteira de 1.340 quilômetros com a Rússia, lançou um site com informações sobre a preparação para diferentes crises.