Rússia lança nova onda de ataques de drones no oeste e no sul da Ucrânia

Alvos dos cerca de 40 drones identificados foram estruturas críticas e áreas residenciais em pelo menos quatro cidades; 24 teriam sido abatidos

Roberto de Lira

Publicidade

A Rússia lançou na madrugada e manhã desta sexta-feira (3) o maior ataque de drones à Ucrânia em semanas, atingindo infraestruturas críticas no oeste e no sul do país e destruindo casas particulares e edifícios comerciais em Kharkiv, informam agências internacionais. A força aérea ucraniana informou ter abatido 24 drones do tipo “Shahed” dos 40 lançados pela Rússia, que tiveram como alvos as regiões de Odesa, Kherson, Ivano-Frankivsk e Lviv.

O governador de Lviv disse que uma instalação de infraestrutura foi atingida cinco vezes durante os ataques em sua região, enquanto uma instalação militar foi atingida em Ivano-Frankivsk. Autoridades de Kharkiv disseram que os drones atingiram particularmente a infraestrutura civil, causando incêndios na cidade e nos arredores.

O governo ucraniano tem informado que se prepara para um segundo inverno de ataques aéreos russos ao seu sistema energético, que estaria mais vulnerável do que no ano passado, por ter menos capacidade excedente e poucos equipamentos para reposição.

“Percebemos que à medida que o inverno se aproxima, os terroristas russos tentarão causar mais danos. Responderemos ao inimigo”, disse o presidente Volodymyr Zelensky, ao comentar o ataque de hoje.