Publicidade
MOSCOU (Reuters) – A Rússia está pronta para considerar qualquer iniciativa de paz “realista” sobre o conflito na Ucrânia que leve em conta os interesses da própria Rússia e a situação no local, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quinta-feira (21).
“Estamos abertos a negociações, estamos prontos para considerar qualquer iniciativa realista e não politizada – é claro”, disse Zakharova, acrescentando que a Rússia só consideraria um acordo “que se baseasse na consideração de nossos interesses”.
“Gostaria de enfatizar mais uma vez: a palavra-chave é levar em conta os interesses do nosso país, a situação atual no terreno e as garantias de cumprimento dos acordos relevantes”, disse ela.
Continua depois da publicidade
LEIA MAIS: Ucrânia dispara mísseis do Reino Unido contra a Rússia pela primeira vez
A Reuters informou que a Rússia está aberta a discutir um acordo de cessar-fogo na Ucrânia com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, mas descarta a possibilidade de fazer concessões territoriais importantes e insiste que Kiev abandone suas ambições de entrar para a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
(Reportagem de Dmitry Antonov)