Publicidade
WASHINGTON (Reuters) – O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse no domingo que os próximos dias determinarão o quão sério o presidente russo Vladimir Putin está sobre a paz na Ucrânia, enquanto autoridades dos EUA voam para a Arábia Saudita para reuniões com autoridades russas.
O principal diplomata dos EUA também minimizou as preocupações europeias sobre ser excluído de negociações iniciais entre Rússia e Estados Unidos, dizendo em uma entrevista à CBS que um processo de negociação ainda não começou a sério.
Mais cedo no domingo, a Reuters relatou que autoridades dos EUA entregaram a autoridades europeias um questionário perguntando, entre outras coisas, quantas tropas eles poderiam contribuir para impor um acordo de paz.
Mas nenhum aliado europeu foi convidado para a Arábia Saudita, onde autoridades russas e americanas devem iniciar as negociações no início da semana sobre o fim da guerra na Ucrânia.
“O presidente Trump falou com Vladimir Putin na semana passada e Putin expressou seu interesse pela paz, e o presidente expressou seu desejo de ver um fim para este conflito de uma forma duradoura e que proteja a soberania ucraniana”, disse Rubio à CBS.
“Agora, obviamente, isso tem que ser seguido por uma ação, então as próximas semanas e dias determinarão se é sério ou não. No final das contas, um telefonema não faz a paz.”
Continua depois da publicidade
Por Gram Slattery