Publicidade
Um post aleatório no X visto por um historiador de arte fez uma gravura desaparecida do rei Henrique VIII ser encontrada na Inglaterra.
Adam Busiakiewicz, consultor da casa de leilões Sotheby’s, disse que, quando viu uma foto da obra pendurada em um salão de festas num prédio da prefeitura da cidade inglesa de Warwick, ela “simplesmente chamou sua atenção”.
“Passo muito tempo pensando em pinturas e olhando as paredes das pessoas”, explicou ele à BBC.
Quanto você precisa para viver de Dividendos?
Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.
Após analisar a gravura pessoalmente, ele confirmou que a obra foi criada para o fabricante de tapeçarias Ralph Sheldon e datava da década de 1590. Ela fazia parte de uma coleção de 22 gravuras, mas o paradeiro de apenas algumas delas era conhecido.
Então, o historiador alertou as autoridades locais. O Conselho do Condado de Warwickshire disse que, desde a descoberta, a obra de arte foi transferida para um museu para mais pesquisas.
O valor da gravura não foi estimado, mas outras da mesma coleção foram vendidas por cerca de 200 mil libras (ou R$ 1,5 milhão).
Continua depois da publicidade
Segundo Adam Busiakiewicz, a peça é um “retrato marcante” de um dos reis mais famosos da Inglaterra.
Henrique VIII reinou entre 1509 até 1547, e ficou conhecido por seus seis casamentos e por seus esforços para anular seu primeiro casamento com Catarina de Aragão. Sua disputa com a Igreja Católica para conseguir a separação o fez romper com o Vaticano e separar a Igreja da Inglaterra da autoridade papal.