Retorno de astronautas da Nasa “presos no espaço” pode ser adiado mais uma vez

Estadia dos astronautas pode ser estendida até abril devido a problemas técnicos com a cápsula que iria trazê-los da Estação Espacial Internacional

Equipe InfoMoney

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams na Estação Espacial Internacional (Foto: Divulgação da Nasa)
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams na Estação Espacial Internacional (Foto: Divulgação da Nasa)

Publicidade

Suni Williams e Butch Wilmore, os astronautas da Nasa que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) desde junho, terão que esperar ainda mais tempo para retornar à Terra.

Originalmente programados para voltar após uma semana de missão, a estadia dos astronautas foi estendida até fevereiro de 2025 devido a problemas técnicos com a espaçonave experimental Starliner, fabricada pela Boeing.

Mas agora, com o atraso no lançamento de uma nova cápsula para a EEI, a volta de Williams e Wilmore pode ocorrer apenas no final de março ou, possivelmente, em abril.

A Nasa voltou a assegurar que o atraso não representa riscos para os astronautas.

Em um comunicado, a agência afirmou que a ISS recebeu em novembro duas missões de reabastecimento e está bem equipada com suprimentos, incluindo alimentos, água, roupas e oxigênio.

Além disso, as naves de reabastecimento levaram itens especiais para que a tripulação pudesse celebrar as festas de fim de ano no espaço.

Continua depois da publicidade

A Nasa também confirmou que uma nova tripulação precisa ser lançada antes que Williams e Wilmore possam retornar.

O próximo lançamento, que estava programado para fevereiro de 2025, foi adiado em mais de um mês devido a atrasos na preparação de uma nova cápsula Dragon pela SpaceX.

A Nasa estudou a possibilidade de usar uma cápsula diferente para transportar a nova equipe, mas decidiu que a melhor opção seria aguardar a nova cápsula para garantir a continuidade das operações.