Republicanos devem manter maioria na Câmara dos EUA, projeta Decision Desk HQ

Republicanos também garantiram o controle do Senado norte-americano

Reuters

Detalhe do Capitólio dos EUA - 20/4/2024 (Reuters/Ken Cedeno)
Detalhe do Capitólio dos EUA - 20/4/2024 (Reuters/Ken Cedeno)

Publicidade

WASHINGTON (Reuters) – O provedor de dados Decision Desk HQ projetou, na segunda-feira (11), que o Partido Republicano, do presidente eleito Donald Trump, conquistou a maioria na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, o que indica que os republicanos terão o controle em ambas as Casas do Congresso norte-americano.

A Edison Research ainda não projetou o controle da Câmara. Ela projetou que os republicanos terão pelo menos 215 cadeiras, e os democratas, pelo menos 206. Os vencedores das eleições para 14 cadeiras ainda não foram projetados pela Edison Research. Para se ter a maioria na Câmara são necessários 218 assentos.

LEIA MAIS: Trump escolhe governadora de Dakota do Sul como secretária de Segurança Interna

Continua depois da publicidade

Os republicanos já haviam garantido o controle no Senado dos EUA com pelo menos 52 a 46, projetou a Edison Research.

Durante seu primeiro mandato presidencial, de 2017 a 2021, a maior conquista de Trump foram os amplos cortes de impostos que devem expirar no próximo ano.

Essa legislação e a lei de infraestrutura assinada pelo presidente democrata Joe Biden, no valor de 1 trilhão de dólares, foram aprovadas durante períodos em que os partidos governistas controlavam as duas Casas do Congresso.

Continua depois da publicidade

Em contraste, nos últimos dois anos de governo com o Congresso dividido, Biden teve pouco sucesso na aprovação de leis e o Congresso teve dificuldades para desempenhar sua função mais básica de fornecer o dinheiro necessário para manter o governo aberto.

(Reportagem de Richard Cowan; Reportagem adicional de Shubham Kalia)