Publicidade
O Partido Trabalhista deve vencer de forma esmagadora as eleições gerais no Reino Unido, de acordo com a pesquisa boca-de-urna divulgada após o encerramento das votações nesta quinta-feira (4), marcando a volta dos trabalhistas ao poder após 14 anos de domínio do Partido Conservador.
De acordo com a pesquisa encomendada pelas emissoras BBC, ITV e Sky, o Partido Trabalhista deve conquistar 410 dos 650 assentos da Câmara dos Comuns do Reino Unido, contra 131 assentos dos Conservadores.
Se a pesquisa boca-de-urna estiver correta, o líder trabalhista Keir Starmer vai se tornar o próximo primeiro-ministro britânico. Durante a campanha, Starmer prometeu um governo de centro-esquerda fiscalmente prudente, mas à “serviço dos trabalhadores”.
Em um post no X, Starmer agradeceu aos apoiadores, mas sem reivindicar a vitória: “A todos que fizeram campanha pelo Partido Trabalhista nesta eleição, a todos que votaram em nós e depositaram sua confiança em nosso Partido Trabalhista transformado — obrigado”.
O resultado também marcaria uma das maiores derrotas da história do Partido Conservador, que teria o menor número de assentos na Câmara dos Comuns desde a Segunda Guerra Mundial.
A pesquisa de boca de urna projeta o seguinte número de assentos na Câmara dos Comuns: 410 para o Partido Trabalhista, 131 para os Conservadores, 61 para os Liberal Democratas, 13 para o Reform UK, 10 para o Partido Nacional Escocês e 2 para o Partido Verde. O resultado previsto garantiria ao Partido Trabalhista uma maioria de 170 assentos.
Continua depois da publicidade
Os números indicam outro vencedor do dia: Nigel Farage, líder do Reform UK, um partido de extrema-direita anti-imigração, que pode conquistar 13 assentos, acima do esperado.