Quatro corpos são recuperados de iate de bilionário britânico na Sicília

Um jornal inglês reportou que dois dos mortos eram Lynch e sua filha de 18 anos, mas informação não foi confirmada pelas autoridades

Reuters

Publicidade

Quatro corpos foram encontrados nesta quarta-feira (21) a bordo do iate afundado que pertence a esposa do magnata da tecnologia britânico Mike Lynch, segundo fontes próximas da operação de resgate.

As identidades das vítimas não foram imediatamente reveladas pelas autoridades. Três dos corpos foram trazidos para terra e levados para hospitais próximos para a realização da identificação. O quarto corpo estava sendo resgatado no início da noite.

O jornal inglês Daily Telegraph reportou que dois dos mortos eram Lynch e sua filha de 18 anos. Autoridades locais na Sicília se recusaram a comentar a reportagem.

A embarcação de bandeira britânica, um super iate de 56 metros, levava 22 pessoas e estava ancorado próximo ao porto de Porticello quando foi atingido por uma poderosa tempestade na segunda-feira (19).

Lynch, de anos 59, era um dos empresários de tecnologia mais conhecidos do Reino Unido e convidou amigos a se juntarem no seu iate para comemorar a sua recente absolvição em um julgamento sobre fraude nos EUA.

Especialistas em resgates realizaram buscas no casco do iate nos últimos dois dias. As vítimas devem ter ficado presas em suas cabines, que se mostraram extremamente difíceis de serem acessadas, com os mergulhadores capazes de se manter entre 8 a 10 minutos antes de precisar re-emergir.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 15 pessoas conseguiram escapar do iate antes do naufrágio causado pela tempestade, enquanto o chefe de bordo, Recaldo Thomas, foi encontrado próximo ao barco.

O Bayesian está tombado de lado, em uma profundidade de cerca de 50 metros, aparentemente intacto em grande parte.

Além da equipe de mergulho, a guarda costeira está utilizando um veículo operado remotamente para analisar o fundo do oceano e tirar fotos e vídeos que podem trazer “informações úteis e válidas” para os promotores analisando o desastre.

Continua depois da publicidade

Mistério

A guarda costeira está entrevistando os sobreviventes, incluindo o capitão do Bayesian, e passageiros no iate que viram o iate naufragando, fontes legais disseram.

Ninguém está sendo investigado até o momento, as fontes acrescentaram.

Especialistas ainda não conseguiram encontrar motivos para explicar como o luxuoso iate, presumivelmente contando com recursos de segurança da mais alta qualidade, possa ter afundado em minutos, como relatado pelas testemunhas. Um iate ancorado ao seu lado passou incólume pela tempestade.