Publicidade
Os eleitores americanos estão indo às urnas nesta terça-feira (5) para escolher seu próximo presidente. Os resultados das eleições nos EUA são frequentemente anunciados estado por estado, algumas horas após o fechamento das urnas. No entanto, a disputa acirrada deste ano pode significar uma espera mais longa.
As primeiras urnas fecham às 20h no horário de Brasília, enquanto as últimas fecham às 3h de quarta-feira. Em algumas corridas presidenciais, o vencedor foi anunciado ainda na noite da eleição ou nas primeiras horas da madrugada. Mas a disputa apertada em muitos estados pode fazer com que os meios de comunicação esperem mais tempo antes de projetar quem venceu.
Lavada? Um triz? 4 cenários de como o resultado da eleição nos EUA pode se desenrolar
Uma análise de resultados plausíveis que podem acabar parecendo óbvios em retrospectiva
Ao Vivo: acompanhe em tempo real as eleições nos EUA
Americanos decidem nesta terça (5) seu próximo presidente, em uma corrida extremamente acirrada entre Kamala Harris e Donald Trump
Historicamente, os resultados das eleições presidenciais foram anunciados em momentos variados. Na eleição de 2020, as redes de TV dos EUA não declararam Joe Biden como vencedor até quatro dias após o dia da eleição, quando o resultado na Pennsylvania se tornou mais claro. Em outras eleições recentes, os eleitores tiveram que esperar menos.
Continua depois da publicidade
Em 2016, Trump foi declarado vencedor pouco antes das 5h em Brasília, algumas horas após o fechamento das urnas. Em 2012, quando Barack Obama foi reeleito, sua vitória foi projetada antes da meia-noite no horário dos EUA na mesma noite da eleição. Já a eleição de 2000 entre George W. Bush e Al Gore foi uma grande exceção: o resultado não foi anunciado por cinco semanas, até que a Suprema Corte dos EUA votou para encerrar a recontagem na Florida.
A corrida deve se concentrar nos resultados de sete estados decisivos, nos quais especialistas acreditam que tanto Harris quanto Trump têm uma chance real de vencer. A participação alta nas votações antecipadas, tanto presencial quanto por correio, quebrou recordes na Georgia. As urnas na Georgia fecham às 21h de Brasília, e a principal autoridade eleitoral do estado estima que cerca de 75% dos votos serão contados nas primeiras duas horas de apuração.
Na Carolina do Norte, as urnas fecham 30 minutos após a Georgia, e os resultados devem ser anunciados antes do final da noite. Na Pennsylvania, a votação termina às 22h de Brasília, mas especialistas acreditam que pode levar pelo menos 24 horas antes que votos suficientes sejam contados para que um vencedor apareça. Em Michigan, a votação termina às 23h de Brasília, e um resultado não é esperado até o final de quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Os resultados devem começar a chegar logo após o fechamento das urnas em Wisconsin, mas os especialistas preveem que o estado não terá um resultado até pelo menos quarta-feira. Em Arizona, os resultados iniciais podem vir às 00h de Brasília, mas o maior condado do estado afirma que não se deve esperar resultados até a manhã de quarta-feira. As cédulas postais entregues no dia da eleição podem levar até 13 dias para serem contadas. Nevada também pode levar dias para contar os votos, pois o estado permite cédulas enviadas pelo correio, desde que tenham sido postadas no dia da eleição e cheguem até 9 de novembro.
Por fim, a judicialização da disputa, como ocorreu em 2000, também é possível. Mais de 100 processos judiciais pré-eleitorais já foram protocolados, principalmente por republicanos contestando a legitimidade dos eleitores e a gestão das listas de votantes. Outros cenários que podem causar atrasos incluem qualquer desordem relacionada à eleição, especialmente em locais de votação.