Publicidade
Londres (Reuters) – Kate Middleton, a Princesa de Gales, revelou nesta sexta-feira (22) que está se submetendo a quimioterapia preventiva depois que exames feitos após uma cirurgia abdominal em janeiro revelaram a presença de um câncer.
Kate, de 42 anos, esposa do herdeiro do trono, o príncipe William, passou duas semanas no hospital em janeiro, depois do que seu escritório disse na época ter sido uma cirurgia planejada e bem-sucedida para uma doença não relacionada a câncer.
No entanto, em uma mensagem de vídeo, Kate disse que os exames subsequentes revelaram que foi encontrado um câncer, mas ela disse que está bem e ficando mais forte.
Rumores sobre o estado de saúde da princesa cresceram após a divulgação de uma foto dela com os filhos no Dia das Mães no Reino Unido, no último dia 10. A imagem foi retirada de circulação após suspeitas de ter sido manipulada e editada.
“Grande choque”
No vídeo divulgado hoje, Kate disse que exames posteriores à sua cirurgia revelaram que um câncer foi encontrado, mas afirmou estar se sentindo bem e cada vez mais forte. “Minha equipe médica, então, sugeriu que eu deveria fazer quimioterapia preventiva, e agora estou passando pelos primeiros estágios do tratamento”, afirmou.
“Isso veio, claro, como um grande choque, e William e eu estamos fazendo tudo o que podemos para processar e administrar isso de forma privada, pelo bem da nossa jovem família”, acrescentou.
Continua depois da publicidade
Em fevereiro, o rei Charles também anunciou que está tratando um câncer, e que por isso ele teria de adiar alguns compromissos reais.
O gabinete de Kate, no Palácio de Kensington, afirmou que não dará mais detalhes sobre o tipo de câncer que ela tem. Sua equipe informou que ela está em recuperação e que a quimioterapia preventiva começou em fevereiro.
Após a cirurgia, o palácio afirmou que Kate não retornaria aos compromissos oficiais até depois da Páscoa, e sua ausência da vida pública provocou grandes especulações nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Privacidade
Ela e William queriam privacidade sobre o câncer até que seus filhos — príncipe George, de 10 anos; princesa Charlotte, de 8; e príncipe Louis, de 5 — iniciassem as férias escolares, o que ocorreu nesta sexta-feira.
“Demorei um tempo para me recuperar de uma grande cirurgia para começar meu tratamento. Porém, mais importante, demorou um tempo para explicarmos tudo para George, Charlotte e Louis de uma forma que fosse apropriada, e para assegurar a eles que eu ficarei bem”, disse Kate.
“Como disse a eles: estou bem e ficando mais forte a cada dia, focalizando nas coisas que ajudarão no meu processo de cura. Na minha mente, corpo e espírito”, acrescentou.
Continua depois da publicidade
Kate não participa de um evento público desde o Natal, quando se juntou a outros membros da família real para ir à igreja.