Publicidade
Luigi Mangione, acusado de assassinar Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare — maior seguradora de saúde dos Estados Unidos —, é membro de uma tradicional família ítalo-americana de Baltimore, conhecida por seu império imobiliário e generosas doações para instituições de saúde.
Mangione foi preso na última segunda-feira (11) em um McDonald’s em Altoona, Pensilvânia. Durante a abordagem, ele portava um manifesto manuscrito criticando o setor de saúde por priorizar lucros em detrimento do cuidado aos pacientes, de acordo com informações da polícia. A motivação do crime segue sob investigação.
A família Mangione, apelidada de “realeza de Baltimore” por parte da imprensa local, construiu sua fortuna no setor imobiliário, com foco na construção de resorts, clubes e asilos na região. O patriarca, Nick Mangione, deixou a Itália durante a infância e enfrentou dificuldades econômicas antes de prosperar nos Estados Unidos.
“Eu não tinha dois centavos para esfregar juntos quando meu pai morreu, quando eu tinha 11 anos, mas mesmo assim me tornei um milionário”, disse Nick ao Baltimore Sun em entrevista no passado.
Nick e sua esposa, Mary, tornaram-se conhecidos filantropos por meio da Fundação Família Mangione. Entre suas doações, estão mais de US$ 1 milhão para o Greater Baltimore Medical Center — onde nasceram os 37 netos do casal —, além de contribuições significativas para o St. Jude Children’s Research Hospital e o St. Joseph Medical Center, ligado à Universidade de Maryland.
A família de Luigi Mangione reagiu à prisão com uma declaração pública divulgada pelo perfil de Nino Mangione, integrante do clã. “Nossa família está chocada e devastada pela prisão de Luigi. Oferecemos nossas orações à família de Brian Thompson e pedimos que as pessoas orem por todos os envolvidos”, disse a nota.
Continua depois da publicidade
Brian Thompson foi morto no dia 4 de dezembro em Manhattan, Nova York. O caso segue sendo investigado pelas autoridades, que já revisaram diversas imagens de câmeras de segurança para mapear a ação e fuga de Mangione.