Prefeito de Nova York Eric Adams deve enfrentar acusação criminal

A acusação formal provavelmente será revelada nesta quinta, quando Adams poderá comparecer ao tribunal

Reuters

Prefeito de Nova York Eric Adams 
 16/9/2024   REUTERS/Kent J Edwards
Prefeito de Nova York Eric Adams 16/9/2024 REUTERS/Kent J Edwards

Publicidade

O prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, disse nesta quarta-feira (25) que deverá ser acusado de crimes federais e declarou ser inocente, depois que o New York Times informou que ele já havia sido indiciado após uma longa investigação federal de corrupção.

Adams, um democrata que se tornaria o primeiro dos 110 prefeitos da cidade a ser acusado criminalmente durante o mandato, disse em uma declaração em vídeo que, se as acusações fossem feitas, elas seriam “totalmente falsas, baseadas em mentiras”. Ele prometeu permanecer no cargo enquanto luta contra elas.

“Se eu for acusado, sei que sou inocente. Solicitarei um julgamento imediato para que os nova-iorquinos possam saber a verdade”, disse Adams.

Continua depois da publicidade

Desafiando os apelos dos políticos democratas para que renuncie, ele afirmou: “Vocês me elegeram para liderar esta cidade, e eu a liderarei”.

A acusação formal provavelmente será revelada nesta quinta-feira (26), quando Adams poderá comparecer ao tribunal, informou o Times. Nesse meio tempo, as acusações exatas permaneciam incertas.

Posteriormente, outros veículos de mídia informaram que um grande júri federal havia indiciado Adams, citando fontes não identificadas.

Continua depois da publicidade

As acusações ocorrem depois que o FBI, em novembro passado, vasculhou os dispositivos eletrônicos de Adams e na esteira de uma série de demissões em massa de autoridades graduadas da cidade nas últimas semanas, conforme várias investigações federais de corrupção envolvem seu governo.

Um porta-voz da Procuradoria dos EUA em Manhattan não quis comentar. Os advogados de Adams não responderam imediatamente a um pedido de comentário, exceto para enviar uma transcrição de sua declaração em vídeo.

Um de seus advogados disse que o prefeito estava cooperando com uma investigação, mas não disse do que se tratava.

Continua depois da publicidade

Adams afirmou que as acusações “não seriam surpreendentes” com base nos “vazamentos e rumores” que, segundo ele, têm como objetivo minar sua credibilidade.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS