Por que as eleições nos EUA são às terças-feiras?

Acredite: a resposta tem a ver com carroças e fazendeiros

Equipe InfoMoney

Uma menina reage enquanto as pessoas votam na eleição presidencial dos EUA de 2024, no Dia da Eleição, no Centro de Recreação Jackie Robinson, na cidade de Nova York, EUA, em 5 de novembro de 2024. REUTERS/Andrew Kelly
Uma menina reage enquanto as pessoas votam na eleição presidencial dos EUA de 2024, no Dia da Eleição, no Centro de Recreação Jackie Robinson, na cidade de Nova York, EUA, em 5 de novembro de 2024. REUTERS/Andrew Kelly

Publicidade

Por que o dia da votação para as eleições americanas é sempre uma terça-feira? A resposta tem a ver com… carroças.

Em 1845, o Congresso americano aprovou uma lei que criou uma série de normas para unificar o processo eleitoral, incluindo a padronização do dia da eleição na “primeira terça-feira após a primeira segunda-feira do mês de novembro”.

Naquela época, a viagem até as urnas poderia ser longa. Aqueles que chegavam de carroça, o meio de transporte mais comum no século 19, frequentemente viajavam um dia inteiro ou mais para votar.

Continua depois da publicidade

Portanto, uma janela de dois dias era necessária para o Dia da Eleição, contando o tempo de viagem de ida e volta.

Como muitos americanos passavam os domingos na igreja, os fins de semana não eram considerados. Já a quarta-feira era o dia em que os agricultores vendiam suas colheitas.

Assim, a terça-feira era o dia mais prático da semana para realizar uma eleição.

Continua depois da publicidade

Além disso, o Dia da Eleição é realizado em novembro porque, quando a lei foi aprovada em 1845, também era o melhor mês para os agricultores e os horários de colheita.

A temporada de plantio era na primavera e no verão do hemisfério norte, e a colheita durava até o início do outono. Isso tornava o início de novembro ideal, pois a colheita estava completa e o clima de inverno ainda não havia se instalado.

O fato é que as eleições às terças-feiras eram muito mais convenientes no século 19 do que atualmente.

Continua depois da publicidade

Mesmo com um deslocamento muito mais curto até os locais de votação, cientistas políticos observam que os números de participação dos eleitores nos EUA estão entre os piores do mundo para países desenvolvidos. E uma das principais razões para esse desempenho ruim é a inconveniência de uma eleição durante um dia útil.

Movimentos sociais já pedem que o Dia da Eleição mude para um fim de semana ou que, pelo menos, a terça-feira se torne um feriado nacional, para que os eleitores em todo o país não precisem faltar ao trabalho para ir às urnas. Os empregadores em muitos estados não são obrigados por lei a dar aos funcionários tempo livre para votar.

Porém, alguns estados consideram o Dia da Eleição como um feriado: Delaware, Havai, Illinois, Indiana, Louisiana, Maryland, Michigan, Montana, Nova Jersey, Nova York, Rhode Island, Virgínia e Virgínia Ocidental.

Continua depois da publicidade

Apenas 29 estados e o Distrito de Columbia têm leis que concedem aos eleitores registrados tempo livre para votar nas eleições gerais. E só 23 estados exigem que os empregadores paguem os funcionários por esse tempo (essas regras também variam de estado para estado).

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS