Polícia de NY caça atirador que matou CEO da UnitedHealthcare e oferece recompensa

As autoridades anunciaram que estão oferecendo até US$ 10 mil por informações que levem à captura do atirador; Brian Thompson foi baleado antes da conferência de investidores da empresa

Equipe InfoMoney

Imagem de câmera de segurança mostra atirador que matou o executivo da UnitedHealth, em Nova York (Foto: Divulgação/NYPD)
Imagem de câmera de segurança mostra atirador que matou o executivo da UnitedHealth, em Nova York (Foto: Divulgação/NYPD)

Publicidade

A Polícia de Nova York iniciou uma caçada ao atirador que assassinou na manhã desta quarta-feira o CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, quando ele chegava para a conferência anual de investidores da empresa, no Hilton Hotel da Avenida das Américas. As autoridades anunciaram que estão oferecendo até US$ 10 mil por informações que levem à captura do atirador.

Foi divulgado ao público um panfleto com duas fotos de câmeras de vigilância mostrando o crime. Em uma das imagens, aparece um homem todo de preto com uma mochila cinza, segurando uma arma de fogo. Na outra, o atirador, que usava capuz e máscara, está em uma bicicleta, após o atentado.

O New York Times informou que o atirador parecia saber por qual porta Thompson iria entrar no hotel e que atirou nele várias vezes, a poucos metros de distância, antes de fugir.

A polícia disse acreditar que Thompson foi alvo do ataque. Este foi um “ataque direcionado”, disse a comissária de polícia de Nova York, Jessica Tisch, acrescentando que “não parece ser um ato aleatório de violência”.

“Quero ser clara neste momento, todas as indicações são de que este foi um ataque direcionado premeditado e pré-planejado”, acrescentou.

Segundo o jornal The Guardian, o chefe de detetives do departamento de polícia de Nova York, Joseph Kenny, disse que Thompson foi encontrado pela polícia na calçada em frente ao Hilton com ferimentos de bala nas costas e na perna. Ele foi levado às pressas para o hospital Mount Sinai em estado crítico, onde foi declarado morto às 7h12 (horário local).

Continua depois da publicidade

O atirador chegou ao local a pé cerca de cinco minutos antes da chegada de Thompson ao local, disse a polícia. A partir de um vídeo de vigilância, a polícia disse que Thompson foi visto às 6h44 caminhando sozinho em direção ao Hilton.

O vídeo mostra o atirador parecendo ignorar outros pedestres que passam. Ele se aproxima de Thompson por trás e atira nas costas do executivo antes de ir em direção à vítima e continuar a atirar.

O atirador fugiu para o norte em um beco entre as ruas 54 e 55. Ele continuou a caminhar para o oeste na Avenida das Américas, onde pegou uma Citi Bike elétrica e seguiu para o norte na Avenida das Américas em direção ao Central Park.

Continua depois da publicidade

A polícia diz que recuperou três cartuchos vivos de nove milímetros, além de um celular.

A esposa de Thompson, Paulette Thomspon, disse à NBC News que ele estava recebendo ameaças.

Thompson foi nomeado CEO da UnitedHealthcare em abril de 2021, de acordo com a empresa. Antes dessa função, ele atuou como CEO dos programas governamentais da UnitedHealthcare, incluindo Medicare e aposentadoria e comunidade e estado. Antes de liderar programas governamentais, Thompson atuou como CEO da UnitedHealthcare Medicare and Retirement.