Polícia da Alemanha faz caçada humana a homem que atacou pessoas a facadas

Agressor matou três pessoas e feriu outras oito, sendo cinco gravemente, durante festival na cidade de Soligen, no oeste do país; não há informações sobre a aparência ou a motivação do agressor até agora

Roberto de Lira

Forças policiais especiais se mobilizam para encontrar homem que esfaqueou pessoas na cidade de Solingen, na Alemanha – 24/07/2024 (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)
Forças policiais especiais se mobilizam para encontrar homem que esfaqueou pessoas na cidade de Solingen, na Alemanha – 24/07/2024 (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)

Publicidade

A polícia da Alemanha está realizando uma caçada humana ao homem que fez uma ataque a facadas na noite de sexta-feira (23) na cidade de Soligen, no oeste do país, matando três pessoas e ferindo outras oito, sendo cinco gravemente.  

Há um estado de emergência na área da cidade, com policiais armados, ruas bloqueadas, barreiras de privacidade erguidas e carros de patrulha circulando constantemente, informou o jornal Der Spiegel.

Um porta-voz da polícia de Düsseldorf disse na manhã deste sábado que a busca se estende além dos limites da cidade, com vários bloqueios de estradas na região de Solingen. Policiais e unidades especiais de toda a Renânia do Norte-Vestfália foram deslocados para a cidade para apoiar as forças de emergência.

Não há informações precisas sobre o responsável pelos ataques, sobre sua origem, motivação ou mesmo a aparência do agressor, uma vez que as testemunhas estavam em choque. A polícia aconselhou que qualquer pessoa que observe atitudes suspeitas não deve agir por iniciativa própria, mas discar um número de emergência.

O ataque aconteceu durante um festival de diversidade de três dias para comemorar os 650 anos da cidade, com várias barracas de comida, apresentações de música, teatro e dança. Esperava-se que até 75.000 pessoas visitassem Solingen neste fim de semana.

Nesta manhã, o chanceler alemão Olaf Scholz escreveu nas redes sociais que espera que a captura do suspeito seja rápida. “O agressor deve ser pego rapidamente e punido em toda a extensão da lei”. Ele disse ainda que o ataque “me chocou muito”, acrescentando: “Lamentamos as vítimas e apoiamos suas famílias”.