Publicidade
Ser campeão olímpico é o ápice da carreira de um atleta. Por isso, a medalha de ouro que ele recebe como prêmio pela vitória precisa ser um objeto tão especial quanto a conquista.
Cada edição dos Jogos Olímpicos tem sua própria versão da medalha, mas Paris-2024 tem um diferencial: quando os atletas ganham a medalha de ouro, eles também levam de volta para seus países um pedaço da Torre Eiffel, um dos principais cartões-postais do planeta.
5.084 medalhas foram desenvolvidas para Paris-2024, sendo que aproximadamente 2.600 medalhas foram criadas para as Olimpíadas e 2.400 para as Paralimpíadas.
Continua depois da publicidade
Triatlo masculino é adiado para quarta-feira por níveis de poluição do rio Sena
Se os níveis de bactérias continuarem muito altos na manhã de quarta-feira, as provas masculina e feminina provavelmente serão adiadas para sexta-feira, o dia de contingência reservado para os eventos
Olimpíadas: confira a programação desta terça-feira
Agenda têm basquete, surf, vôlei de praia e muito mais
A medalha de ouro pesa 530 g. Já a medalha de prata pesa 526 g, enquanto a de bronze pesa 453 g.
A Chaumet, marca francesa de joias e relógios de luxo, desenhou as medalhas olímpicas. Fundada em 1780, a empresa pertence ao conglomerado LVMH, de Bernard Arnault, o homem mais rico do mundo.
Segundo o comitê organizador dos Jogos de Paris, a medalha olímpica é composta por três elementos principais: o hexágono, o brilho e a montagem.
Continua depois da publicidade
O hexágono no centro da medalha presta homenagem ao apelido da França de “l’hexagone”, devido à forma hexagonal das linhas geográficas do país.
Essa forma geométrica é cercada por várias linhas semelhantes a fios. Elas represantam a “luz radiante” de Paris, conhecida como “A cidade luz”.
Nas seis bordas do hexágono estão garras de montagem, semelhante às encontradas nos rebites da Torre Eiffel.
Continua depois da publicidade
Inaugurada na Exposição Universal de 1889, a Torre Eiffel original foi construída com ferro forjado. Quando ela passou por reformas no século XX, o governo francês preservou pedaços do ferro original. Esses pedaços compõem a figura hexagonal no centro da medalha de ouro olímpica.
Segundo o comitê organizador, 10g de pedaços de ferro da reforma da Torre Eiffel estão incluídos em cada medalha.
Segundo a revista Forbes, uma medalha de ouro olímpica de Paris-2024 vale aproximadamente US$ 950, ou cerca de R$ 5.300.