Partido de Modi lidera na Índia, mas por margem bem menor que a esperada

O partido governista BJP e sua Aliança Nacional Democrática (NDA) devem ficar bem longe das almejadas 400 cadeiras na Lok Sabha, a Câmara Baixa do país; índices de ações caíram forte hoje

Roberto de Lira

Publicidade

Embora pouco menos da metade dos votos ainda faltem ser contabilizados, os resultados das eleições parlamentares na Índia estão contrariando as pesquisas de boca de urna.

O partido governista Bharatiya Janata (BJP, na sigla em inglês) e sua Aliança Nacional Democrática (NDA) devem ficar bem longe das almejadas 400 cadeiras na Lok Sabha, a Câmara Baixa do país e podem não atingir também a metade dos 543 assentos, obrigando o primeiro-ministro Narendra Modi a negociar um governo de coalizão.

Segundo as projeções feitas a partir dos resultados já apurados, o nacionalista BJP e sus aliados devem conquistar 297 cadeiras, o suficiente para formar um governo de maioria para governar pelos próximos cinco anos. Mas a aliança de oposição, liderada pelo partido Congresso e que atende pela sigla INDIA, deve superar as expectativas e conquistar ao menos 230 assentos.

Continua depois da publicidade

O jornal britânico The Guardian destaca que a aliança de mais de 20 partidos de oposição nacionais e regionais se uniu pela primeira vez nesta eleição com o objetivo de derrotar Modi, que está no poder desde 2014.

O impacto da vitória menor que a esperada do partido de Modi mexeu com os mercados. O Sensex caiu 8,13%, enquanto o índice Nifty também recuou 8,52%. Todas as ações de empresas do setor público sofreram.

Os índices de referência tinha atingido máximas recordes na segunda-feira, depois que pesquisas de boca de urna sugeriram uma vitória esmagadora do BJP.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS