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Toby Pearl estava acomodado em seu assento da classe econômica, na fila 43, a bordo de um voo de Londres para Cingapura. De uma hora para a outra, o caos começou, com bagagens, comida e até pessoas sendo arremessadas pela cabine, batendo nos bagageiros superiores e fazendo com que máscaras de oxigênio fossem lançadas do teto.
A enorme aeronave Boeing 777 operada pela Singapore Airlines entrou em um bolsão de turbulência tão violento que causou a morte de uma pessoa e deixou dezenas de passageiros gravemente feridos. Pearl disse que estava entre os passageiros que correram para prestar os primeiros socorros imediatamente após o impacto, mas não conseguiram ajudar um britânico de 73 anos, que morreu com suspeita de ataque cardíaco.
“A luz do cinto de segurança acendeu e quase imediatamente após a turbulência, eu mesmo, seguido por uma grande quantidade de outras pessoas, fui lançado ao ar, atingindo o teto”, disse Pearl em resposta a perguntas por escrito depois que a aeronave fez um pouso de emergência em Bangkok, Tailândia. “Parecia que tínhamos caído, pensei que o avião estava caindo. Você podia ouvir o vidro quebrando na parte de trás da cabine.”
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Viajando a uma altitude de 37.000 pés (11.200 metros) e faltando boas duas horas para o pouso da aeronave em Cingapura, o avião de corredor duplo foi repentina e fortemente abalado pelo que Pearl descreveu como um “grande golpe” que pegou todos desprevenidos, seguido por um impacto menor e “mais controlável”.
A aeronave iniciou rapidamente um desvio de emergência para Bangkok, de acordo com dados do serviço de rastreamento de voos Flightradar24. Equipes de emergência disseram que sete pessoas ficaram gravemente feridas e foram hospitalizadas. Outros, incluindo Pearl, passaram por exames (além de receberem hambúrgueres) antes de serem liberados para prosseguir viagem.
Mortes raras
Embora a turbulência em grandes altitudes não seja uma ocorrência rara, fatalidades resultantes são. O fenômeno pode ser causado por bolsas crescentes de ar quente ou nuvens cumulonimbus que são frequentemente acompanhadas por rajadas de vento e tempestades. Em altitudes mais elevadas, as aeronaves podem encontrar turbulência repentina de ar limpo causada por diferenças na velocidade das massas de ar.
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Cerca de 240 eventos de turbulência severa foram relatados à fabricante de aviões europeia Airbus entre 2014 e 2018. Lesões em passageiros e tripulantes ocorreram em 30% dos voos de longo curso onde tais eventos foram relatados, e em 12% dos voos de curto curso, de acordo com um relatório sobre o fenômeno.
As companhias aéreas aconselham os passageiros a manterem os cintos de segurança apertados o tempo todo, embora muitas pessoas os desabotoem assim que o piloto desliga a sinalização para ficarem confortáveis em viagens longas.
“Mais de 75% dessas lesões relacionadas à turbulência acontecem em altitudes superiores a 30 mil pés. Nessas altitudes você obtém uma turbulência de ar limpo que é imprevisível”, disse Hassan Shahidi, CEO da Flight Safety Foundation. “A aeronave foi projetada para suportar esse tipo de choque, mas quando há passageiros sem cinto de segurança, eles não estão protegidos.”
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“Corredor Rússia”
O voo SQ321 decolou de Heathrow, em Londres, às 22h38, horário local, na segunda (20), no que deveria ter sido uma viagem tranquila de 13 horas para o aeroporto de Changi, em Cingapura. A companhia aérea faz a rota de Londres quatro vezes ao dia, duas vezes usando o Boeing 777 e duas vezes com o super jumbo Airbus A380. O maior grupo de passageiros era da Austrália, com 56 viajantes, seguido por 47 do Reino Unido e 41 de Singapura, segundo a companhia aérea.
A aeronave sobrevoou a Europa Oriental e depois atravessou o Mar Negro em direção à Geórgia e ao Tajiquistão, tomando o corredor estreito que as companhias aéreas usam agora para evitar o espaço aéreo russo e iraniano. O Boeing então rumou para o sul e cruzou o subcontinente indiano.
Os investigadores provavelmente analisarão a linha do tempo e os dados do voo depois que o avião cruzou a Baía de Bengala para Mianmar e daí para a Tailândia para determinar o que deu errado. Assim que o jato sobrevoou Mianmar, os dados do FlightRadar24 mostram o avião subindo e descendo antes de retornar à altitude de cruzeiro anterior, cerca de quatro minutos depois.
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O avião declarou emergência pouco depois e pousou em Bangkok por volta das 15h45, horário local.
Pearl, um turista britânica de 21 anos a caminho da Austrália para um “mochilão” de um ano, disse que, assim que a primeira “onda de caos” passou, a tripulação de cabine e os passageiros prestaram apoio de primeiros socorros aos necessitados a bordo do voo. Todas as pessoas com experiência médica foram convidada a se apresentar, sendo que alguns médicos e uma enfermeira estavam entre os 211 passageiros, disse ele.
“Eu estava aplicando ressuscitação cardiopulmonar (RCP), revezando com outro passageiro”, disse Pearl, que diz ter trabalhado em um hospital como profissional de saúde. Pearl disse que foi diagnosticado com uma possível costela quebrada.
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Ajuda de primeiros socorros
Os passageiros com ferimentos graves foram internados num hospital perto do aeroporto de Suvarnabhumi, nos arredores de Bangkok, enquanto aqueles com ferimentos leves ou sem ferimentos estavam sendo tratados no aeroporto e aguardavam a sua transferência para Cingapura.
Pearl teve a sorte de poder continuar a sua viagem e sentou-se numa zona reservada com outros passageiros que tinham passado pela angustiante experiência. Esse voo, Pearl foi logo informado, atrasou três horas – embora poucas pessoas parecessem realmente se importar, disse ele.
“Acho que as pessoas ainda estão em estado de choque”, disse Pearl. “Isso definitivamente deixa você nervoso em entrar em um avião.”
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