Publicidade
O papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral, conforme comunicado do Vaticano nesta terça-feira (18).
Essa infecção que afeta os dois pulmões ocorre no quinto dia de internação do pontífice argentino, que, apesar de apresentar um quadro clínico complexo, continua bem disposto.
A Santa Sé anunciou que, devido ao seu estado de saúde, a audiência jubilar programada para o próximo sábado (22) foi cancelada, enquanto uma missa no domingo (23) será conduzida por um alto funcionário do Vaticano.
Leia mais: Papa pode deixar herança? Pode, mas também eventuais dívidas, como Bento XVI
O Vaticano já havia cancelado a participação do papa na audiência semanal marcada para quarta-feira (19) e uma visita aos estúdios de cinema Cinecittà, em Roma.
Francisco, de 88 anos, que sofre de bronquite há mais de uma semana, foi internado na última sexta-feira (14) no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma.
Continua depois da publicidade
Os médicos recomendaram repouso absoluto, o que o impediu de realizar sua oração dominical para os peregrinos na Praça São Pedro.
Leia mais: “Hospital dos papas”: Gemelli tem apartamento privado para pontífices; conheça
Embora sua condição tenha exigido hospitalização, o papa conseguiu realizar algumas atividades de trabalho, como aceitar a renúncia do bispo canadense Jean-Pierre Blais, da diocese de Québec, nomeando o reverendo Pierre Charland como substituto.
Continua depois da publicidade
O Vaticano esclareceu que a renúncia não está relacionada a acusações de agressão sexual contra Blais, que as nega.
Na segunda-feira (17), o Vaticano informou que o quadro clínico de Francisco é complexo, envolvendo uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias.
Horas depois, a Santa Sé atualizou a situação, afirmando que o papa estava estável e sem febre, prosseguindo com a terapia prescrita. Ele recebeu a Eucaristia e dedicou-se a algumas atividades de trabalho.
Continua depois da publicidade
A saúde do papa Francisco tem sido uma preocupação nos últimos meses, com sua atual hospitalização sendo a quarta em menos de quatro anos.
O líder religioso já enfrentou diversos problemas de saúde, incluindo dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia.