O que são e para que servem as convenções partidárias dos Estados Unidos?

Republicanos e democratas realizam essa fase das eleições presidenciais em datas distintas

Carla Carvalho

Publicidade

As convenções partidárias marcam a segunda fase do processo eleitoral norte-americano, depois das primárias, que elegem os delegados de cada estado.

Em 2024, o evento do Partido Republicano, previsto para durar quatro dias, foi aberto no dia 15 de julho, para oficializar a candidatura de Donald Trump à presidência. Semanas depois, será a vez do Partido Democrata fazer o mesmo com o seu candidato.

Entendendo as convenções partidárias dos Estados Unidos

A primeira etapa das eleições norte-americanas são as primárias e os ‘caucus’ e esse modelo de escolha depende da legislação de cada estado.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Nos Estados Unidos, quem escolhe os candidatos à presidência são os eleitores locais cadastrados e não os próprios partidos (como acontece no Brasil). Os pré-candidatos arrecadam fundos, fazem campanha, dão entrevistas e participam de debates em busca da preferência dos afiliados.

Dependendo do estado, ocorrem primárias ou ‘caucus’ para a escolha entre esses pré-candidatos. O resultado desse processo vai definir quantos delegados cada candidato terá em cada estado, um número considerado chave para conquistar a nomeação.

Depois disso, vem a segunda etapa do processo, que são as convenções, quando os delegados devem sacramentar no nome que sobressaiu nas prévias.

Continua depois da publicidade

Fica a critério de cada estado determinar a obrigatoriedade ou não de os delegados votarem no candidato eleito em cada estado. Há estados que exigem esse compromisso, e outros que liberam os delegados para votar como desejarem.

Durante a convenção partidária, os candidatos à presidência também anunciam quem será o seu vice. Nesse evento, os partidos detalham os seus objetivos, as questões que irão defender e debatem a plataforma que será defendida nas eleições de novembro.

Por fim, o evento costuma encerrar com o discurso do candidato aceitando formalmente a nomeação do partido.

Continua depois da publicidade

Qual a importância das convenções partidárias?

Oficialmente, as convenções marcam o início da corrida à Casa Branca e, por isso, são eventos que recebem muitas figuras ilustres. Além de autoridades políticas, costumam participar outras personalidades que influenciam a sociedade, como líderes empresariais, ativistas e a mídia local e internacional.

No entanto, com a força do bipartidarismo americano, e da polarização eleitoral que toma conta do país há tempos, o evento tem sido bastante previsível há muitos anos, sem divisões internas que coloquem em dúvida a decisão final. Atualmente, as convenções partidárias – marcadas por grandes festas e discursos de políticos em geral – possuem um caráter até mais simbólico do que fundamental para as eleições americanas.

Para este ano, o que pode trazer alguma novidade é a incerteza sobre a candidatura de Joe Biden, devido aos seus recentes lapsos no debate com Donald Trump e em algumas entrevistas. Mas, por enquanto, a expectativa é de que o Partido Democrata anuncie o nome do atual presidente como seu candidato entre 21 de julho e 7 de agosto.

Continua depois da publicidade

Próximas datas das eleições americanas

A primeira convenção partidária é republicana, que acontece em Milwaukee, no estado de Wisconsin, entre 15 e 18 de julho.

Logo após, de 19 a 22 de agosto, em Chicago, acontecerá a convenção democrata, embora o Comitê Nacional Democrata tenha decidido antecipar a confirmação de Biden até o dia 7 de agosto.

Para o dia 10 de setembro, está marcado o segundo debate entre os presidenciáveis.

Continua depois da publicidade

Por fim, a eleição presidencial será realizada no dia 5 de novembro, e a posse do vencedor ocorrerá em 20 de janeiro de 2025.