Bilionário e engenheira da SpaceX fazem 1ª caminhada espacial de uma missão privada

Isaacman e Sarah Gillis, a engenheira da SpaceX, fizeram a primeira caminhada espacial comercial do mundo

Bloomberg

Publicidade

O bilionário Jared Isaacman e a engenheira da SpaceX Sarah Gillis fizeram história na quinta-feira (12), realizando a primeira caminhada espacial comercial do mundo. 

LEIA MAIS: 1.400 km: missão Polaris Dawn atinge órbita que nenhum humano esteve em meio século

A dupla deixou a nave Crew Dragon por sua vez, com Isaacman indo primeiro. Enquanto estavam fora do veículo, eles conduziram uma série de movimentos para testar a mobilidade de seus trajes, projetados pela empresa liderada por Elon Musk.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

“Em casa, temos muito trabalho a fazer, mas daqui, parece um mundo perfeito”, disse Isaacman pouco antes das 7h, horário de Nova York, ao sair do nariz do veículo e olhar para a Terra abaixo dele.

Turistas fazem primeira caminhada espacial de missão privada (Reprodução Space X)

A missão Polaris Dawn também fez história na terça-feira, quando a cápsula SpaceX Dragon atingiu uma altitude máxima de 1.400 quilômetros (870 milhas) acima da Terra, enviando a tripulação mais longe do que qualquer humano viajou desde o programa Apollo, que enviou astronautas à Lua. 

Antes da caminhada espacial, a cápsula reduziu sua altitude para entre 195 e 737 quilômetros (121 e 458 milhas).

Continua depois da publicidade

A caminhada espacial serviu como o evento principal para a missão em andamento na órbita da Terra. Lançado na manhã de terça-feira , o objetivo principal do voo é testar os trajes espaciais da SpaceX no vácuo do espaço. 

Até agora, a caminhada espacial era um trabalho exclusivamente governamental, realizado por astronautas de agências governamentais ou estados-nação, mas Isaacman e Gillis são astronautas particulares. Isaacman forneceu financiamento de desenvolvimento para a missão, mas se recusou a dizer quanto contribuiu.

A Polaris Dawn consiste em uma tripulação de quatro pessoas, incluindo Isaacman e Gillis, bem como Anna Menon, outra engenheira-chefe da SpaceX, e Scott “Kidd” Poteet, amigo próximo de Isaacman e ex-piloto da Força Aérea dos EUA. 

Continua depois da publicidade

Durante a caminhada espacial, Menon e Poteet permaneceram dentro da nave espacial. No entanto, todos os quatro usaram os trajes da SpaceX durante toda a manobra, pois a escotilha da nave permaneceu aberta, expondo todo o interior ao vácuo do espaço. Menon e Gillis agora detêm o recorde de mulheres que viajaram mais longe da Terra.

De volta à nave após a caminhada espacial, a tripulação tomou medidas para restaurar a pressão da cabine para encerrar a demonstração da caminhada espacial. Eles logo farão os preparativos para a viagem de volta à Terra por volta do quinto dia de voo. Eles estão programados para pousar no oceano, onde serão recuperados pela SpaceX.

Por causa da distância que a tripulação está viajando, eles foram expostos a um ambiente de radiação muito mais alto do que a maioria dos astronautas experimenta enquanto viajam para a Estação Espacial Internacional em órbita baixa da Terra. Isso permitirá que a SpaceX colete pesquisas críticas sobre como o ambiente espacial afeta o corpo humano.

Continua depois da publicidade

A SpaceX não disse especificamente para que ela espera usar a caminhada espacial no futuro. Os astronautas da NASA realizam caminhadas espaciais principalmente para consertar ou atualizar hardware na parte externa da Estação Espacial Internacional.

“Acho que ficaremos realmente interessados ​​em ver onde a empresa vai levar isso”, disse Gillis em uma entrevista antes do voo. “Este é o primeiro passo, e este é um passo realmente importante”.