Publicidade
Cidade do Vaticano (Reuters) – O Vaticano apresentou nesta quarta-feira (4) um novo papamóvel aberto totalmente elétrico da Mercedes-Benz que o papa Francisco usará quando for cumprimentar peregrinos na Praça de São Pedro.
O veículo, uma versão modificada do SUV de luxo de tamanho médio G-Class da empresa alemã, tem um assento elevado para Francisco, para que as multidões tenham mais chances de ver o papa.
Ele é branco, a tradicional cor papal, e possui aquecimento no assento papal e em uma barra de apoio que o papa pode usar para se equilibrar quando estiver no veículo.
“Cada detalhe é perfeição”, disse Sten Ola Kallenius, presidente do conselho e presidente-executivo do Grupo Mercedes-Benz, à Reuters. Foram necessárias “centenas de horas de trabalho artesanal (…) para construir um papamóvel único”, disse.
O Vaticano não informou imediatamente quando o novo papamóvel entrará em serviço e se recusou a fornecer qualquer informação sobre os recursos de segurança do veículo.
Representantes da Mercedes se recusaram a dizer quanto custou o veículo.
Continua depois da publicidade
Francisco, que é papa desde março de 2013, tem evitado amplamente o uso de veículos à prova de balas, preferindo estar o mais próximo possível das pessoas.
Francisco também tem enfatizado a importância das questões ambientais durante todo o seu papado. Os funcionários da Mercedes chamaram o novo veículo de o primeiro papamóvel totalmente elétrico, mas Francisco também usou carros elétricos em algumas de suas viagens ao exterior.