Nikki Haley desiste das primárias do Partido Republicano

Haley fez história, tornando-se a primeira mulher a vencer uma primária estadual pelo Partido republicano, no domingo, em Washington; ela não anunciou apoio à candidatura de Donald Trump

Roberto de Lira

Publicidade

Como esperado, a ex-embaixadora da ONU Nikki Haley suspendeu formalmente nesta quarta-feira (6) sua campanha pela indicação do Partido Republicana para a eleições presidências de novembro. No entanto, ela não declarou apoio ao ex-presidente Donald Trump, limitando-se a pedir que ele conquiste os votos de seus apoiadores, que decidiram não endossar sua candidatura.

“Cabe agora a Donald Trump ganhar os votos daqueles em nosso partido, e além dele, que não o apoiaram. E espero que ele faça isso”, disse Haley durante discurso em Charleston, na Carolina do Sul, estado no qual já foi governadora.

“No seu melhor, a política é trazer as pessoas para a sua causa, não afastá-las. E a nossa causa conservadora precisa muito de mais gente. Este é agora o seu momento de escolha”, afirmou.

O abandono de Haley era esperado após as várias derrotas para Trump em primárias e “caucus” que ela vinha cumulando desde janeiro, que culminaram com uma “varrida” sofrida por ela na “Super Terça”, quando o adversário venceu em 14 dos 15 estados em disputa.

De qualquer forma, conforme lembra o site Politico, Haley fez história, tornando-se a vencer sua primeira mulher a vencer uma primária estadual pelo Partido republicano, no domingo, em Washington. Ela repetiu o feito ontem, em Vermont.