Missão da SpaceX com histórica caminhada espacial é adiada outra vez

Missão que teria a primeira caminhada espacial privada estava programada para a 2ª feira (26), mas teve problemas de vazamento de hélio e foi remarcada para a 3ª feira, o que também não aconteceu pelo mau tempo

Roberto de Lira

Tripulação da missão Polaris Dawn, da SpaceX, durante teste de lançamento (Foto: Divulgação da SapceX no Instagram/@spacex)
Tripulação da missão Polaris Dawn, da SpaceX, durante teste de lançamento (Foto: Divulgação da SapceX no Instagram/@spacex)

Publicidade

A histórica missão de astronautas Polaris Dawn, da SpaceX, empresa espacial de Elon Musk, tem sofrido seguidos adiamentos. A missão que teria a primeira caminhada espacial privada estava originalmente programada para a manhã de segunda-feira (26), mas teve problemas de vazamento de hélio detectados e foi remarcada para terça-feira, o que também não aconteceu.

Agora, as condições de tempo na Flórida devem impedir o lançamento pelo menos até quinta-feira, informou a SpaceX.

“Devido ao clima desfavorável previsto nas áreas de aterrissagem da Dragon na costa da Flórida, agora estamos nos afastando das oportunidades de lançamento do Falcon 9 de hoje à noite e de amanhã da Polaris Dawn. As equipes continuarão monitorando o clima para condições favoráveis de lançamento e retorno”, anunciou a empresa na noite de terça-feira via X.

Durante sua missão de vários dias em órbita, a Dragon e a tripulação se esforçarão para alcançar a órbita terrestre mais alta já voada desde o programa Apollo e participar da primeira atividade extra veicular por astronautas comerciais vestindo trajes EVA desenvolvidos pela SpaceX.

Eles também devem conduzirão 36 estudos de pesquisa e experimentos de 31 instituições parceiras sobre a saúde humana durante voos espaciais de longa duração e testar as comunicações baseadas em laser Starlink no espaço.