Milei e Massa depositaram votos na Argentina; primeiros resultados devem sair às 21h

Votação foi encerrada às 18h

Rodrigo Petry

Publicidade

Os candidatos à presidência da Argentina na disputa do segundo turno, que acontece neste domingo (19), votaram pela manhã e agora esperam, segundo informações dos jornais Clarín e La Nacion, os primeiros resultados, que devem sair por volta das 21h.

O ministro da Economia, Sergio Massa, do partido governista peronista, disputa com o libertário Javier Milei – que derrotou uma coalizão tradicional de centro-direita no primeiro turno –, o comando da Casa Rosada, pelo período de quatro anos, a partir de 10 de dezembro.

As cabines de votação foram fechadas às 18h, pelo horário local. E, conforme a Câmara Nacional Eleitoral, semelhante ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no Brasil, a participação ficou em cerca de 76%, um ponto porcentual abaixo do registrado no pleito anterior.

Continua depois da publicidade

Nesta eleição, os argentino vão escolher entre duas opões bem distintas, mas com um foco em comum: tirar o país da beira da catástrofe econômica.

E a disputa promete ser acirrada.

Uma parcela estimada entre 10% e 12% dos eleitores aptos a votar é que deve decidir o vencedor, Esse contingente inclui os indecisos e os que estão inclinados a anular o voto.

Continua depois da publicidade

Eleições na Argentina: Milei

Por volta das 12h40, pelo horário local, na Argentina, na Universidade Tecnológica Nacional, no bairro de Almagro, em Buenos Aires, Milei votou. “Esperemos que amanhã haja mais esperança e não a continuidade de declínio”, declarou Milei, após votar, trouxe o Clarín.

“Fizemos um trabalho enorme, apesar da campanha da mídia e de toda a campanha suja que nos fizeram”, disse. “Estamos muito tranquilos, fizemos todo o esforço que pudemos, agora deixem as urnas falarem”, concluiu.

Eleições na Argentina Milei versus Massa
Foto: Reprodução X, do candidato

Uma multidão de seguidores cercou o caminhão que o transportava e lhe deu apoio, conforme informações da imprensa argentina. Ele votou de jaquetas pretas e distribui sorrisos aos seus apoiadores.

Continua depois da publicidade

O candidato vai aguardar o resultado da eleição no Hotel Libertador, onde passou a noite e só saiu para votar. Cerca de 500 convidados começaram a chegar ao local, após o fechamento das urnas, escreveu a imprensa local.

No bunker de Milei, segundo relato do La Nacion, há sinais claros de euforia e confiança no desempenho do candidato.

“Estou otimista e aguardamos os resultados com muita esperança”, disse o provável ministro do Interior de Milei, Guillermo Francos.

Continua depois da publicidade

É aguardado no local também a ex-candidata do Juntos pela Mudança, Patricia Bullrich, com quem Milei encerrou sua campanha na última quinta-feira, na província de Córdoba.

Não se sabe, porém, se Mauricio Macri fará o mesmo, embora quem está ao redor do libertário não descarte a possibilidade de o ex-presidente se aproximar do local em caso de vitória, acrescentou o La Nacion.

Eleições na Argentina: Massa

Enquanto isso, o candidato do governo, o ministro da Economia, Sérgio Massa, votou pouco antes das 12h, em uma escola em Tigre, cercado por apoiadores.

Continua depois da publicidade

Em discurso, após sair da cabine, disse que a Argentina está “iniciando uma nova etapa”. “É uma eleição que define que país teremos nos próximos quatro anos”, disse.

“Hoje, iniciamos uma nova etapa na Argentina e essa etapa requer, além de boa vontade, inteligência e capacidade, o diálogo e o consenso necessários para que nosso país percorra um caminho muito mais virtuoso ao longo do caminho”, afirmou.

Ele “convidou” os argentinos “a passarem o dia em reflexão, pensando no futuro e com esperança”.

Por meio do X, Massa escreveu que votou acompanhado da família, com “muito amor pela Argentina e com o orgulho que vem do fortalecimento da democracia”.

Em outra rede social, Massa compartilhou uma foto com família.

Eleições na Argentina Milei versus Massa
Foto: Reprodução Instagram, do candidato

Os apoiadores de Massa estão reunidos em seu bunker, em no Complexo C de Chacarita, onde Massa chegou por volta das 19h15.

Conforme o La Nacion, vários quarteirões à volta local estão fechados ao trânsito – com segurança mais reforçada, em relação às eleições gerais de outubro.

Entre os presentes no bunker de Massa, há um clima de maior cautela, à espera do resultado.

“Sem dúvida, são as eleições mais importantes destes 40 anos de democracia, colocando em jogo dois modelos de sociedade”, disse o ministro do Turismo Matías Lammens.

Primeiros resultados

Os primeiros resultados estão previstos para saírem as 21h, conforme a imprensa argentina, quando 70% dos votos devem estar contabilizados em todo o país.

Segundo o secretário-geral da Presidência, Julio Vitobello , os primeiros resultados serão publicados quando forem “consolidados” e “representativos”.

“Quanto aos resultados, não podemos dar uma hora exata. Mas é nosso compromisso e responsabilidade que, quando tivermos resultados consolidados e representativos, eles serão imediatamente transmitidos”, afirmou Vitobello.

Exterior

Por conta do fuso horário, no exterior, alguns resultados já foram conhecidos, mesmo que a amostragem seja pequena.

Conforme o Clarín, os resultados preliminares apontam para vitória de Milei na Itália e de Massa em Paris, na França (por 18 pontos de vantagem).

Na Suécia, Massa venceu, enquanto na Áustria e Alemanha a vantagem foi de Milei.

Na Espanha, o libertário ganhou com mais de 40 pontos de vantagem: 7.765 votos contra 3.541 votos, de Massa.

Repercussão

A expectativa é de que o resultado das eleições traga impacto importante para os ativos argentinos, sobretudo ao peso, que deverá sofrer ainda mais, independente de quem seja o próximo presidente.

Entretanto, a desvalorização deverá ser mais acirrada caso Milei vença, já que ele propõe a dolarização da economia da Argentina.