Milei marca assinatura do ‘Pacto de Maio’ para 9 de julho

Presidente argentino pretendia originalmente fazer esse lançamento em 25 de Maio, no Dia da Pátria, mas o atraso na aprovação pelo Congresso da Lei de Bases e das novas regras fiscais obrigou a mudança

Roberto de Lira

O presidente da Argentina, Javier Milei, durante encontro do G7, na Itália - 14/06/2024 (Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters)
O presidente da Argentina, Javier Milei, durante encontro do G7, na Itália - 14/06/2024 (Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters)

Publicidade

O presidente da Argentina, Javier Milei, aproveitou seu discurso de comemoração do Dia da Bandeira nesta quinta-feira (20) para convidar os governadores das províncias e outras autoridades do país assinarem em 9 de julho o chamado “Pacto de Maio”, um grande acordo nacional para reconstruir fundamentos econômicos e institucionais da nação.

Milei pretendia originalmente fazer esse lançamento do Pacto em 25 de Maio, no Dia da Pátria, mas o atraso na aprovação pelo Congresso da Lei de Bases e das novas regras fiscais obrigou a mudança, com a nova data coincidindo agora com o Dia da Independência. O local também mudou, de Córdoba para Tucumán.

“É essencial que todos nós que partilhamos a causa da liberdade deixemos de lado as cortinas partidárias, nos desliguemos dos nossos interesses particulares e trabalhemos juntos para estabelecer a nova ordem econômica”, afirmou nesta manhã em seu discurso em Rosário.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

“Quero aproveitar este dia, com a bandeira argentina tremulando no céu, já adiantada a sanção da Lei de Bases e do pacote fiscal, para convocar todas as autoridades políticas, empresários e, claro, todos os cidadãos argentinos a se reunirem na noite de 9 de julho em Tucumán para finalmente assinar o Pacto de Maio e começar a virar a página da nossa história”, disse.

Milei retorna ainda hoje a Buenos Aires e deve se reunir nesta tarde com os governadores de  Tucumán, Catamarca, Jujuy e Salta, importantes na construção do consenso que permitiu a aprovação da Lei de Bases pelo Senado.

Depois, vai partir para uma nova viagem internacional, que inclui encontros na Espanha, Alemanha e República Tcheca.